RIO DE JANEIRO (RJ) – O plenário da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, no ano passado, o Projeto de Lei Nº 159/2009, de autoria do vereador João Mendes de Jesus (PRB), que instituiu o Sistema de Academias da Terceira Idade (ATI) e Academia Carioca da Saúde e Envelhecimento Saudável. O prefeito Eduardo Paes sancionou o projeto, que virou a Lei nº 5.244, publicada no Diário Oficial em 17 de janeiro deste ano.

O parlamentar republicano, que é presidente da Comissão Permanente do Idoso, disse que agora, instituídas as academias, a sociedade e a prefeitura têm de conscientizar os idosos no que é relativo à importância da prática regular dos exercícios físicos para as pessoas da terceira idade, no sentido de melhorar a qualidade de vida e a prevenção às doenças e agravos não transmissíveis.

“As academias para os idosos estão sendo instaladas em toda a cidade e em diferentes regiões e bairros. Assim sendo, poderemos democratizar o acesso aos exercícios físicos e aos esportes, além de promover a qualidade de vida e a prevenção contra doenças. Para viabilizarmos as atividades, profissionais formados em Educação Física e com experiência em atendimento a idosos vão ministrar as aulas”, afirmou João Mendes.

O vereador do PRB disse ainda que será distribuído, pelo executivo municipal, um material informativo sobre a importância da atividade física e desportiva por parte dos idosos do Rio de Janeiro, a cidade com maior número de pessoas nessa faixa etária no Brasil. O município, segundo João Mendes, poderá, se achar necessário, realizar parcerias com outras entidades, órgãos públicos e organizações da sociedade civil para viabilizar o atendimento aos idosos no que tange à disseminação das academias por toda a cidade.

“O prefeito me disse que até o final de 2012 serão cerca de 80 academias. Esse processo é maravilhoso e generoso, porque é de inclusão social e valoriza o idoso. As praças passarão a ser ainda mais ocupadas, receberão aparelhos e equipamentos. A Secretaria do Envelhecimento Saudável está de parabéns, bem como a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, que aprovou o meu projeto”, conclui João Mendes de Jesus.

Fonte: Assessoria de imprensa do vereador João Mendes de Jesus