Entidades governamentais e da sociedade civil de todo o país têm até o dia 1º de novembro para indicarem candidatas à 9ª edição do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Serão agraciadas com o prêmio cinco mulheres de diferentes áreas que tenham se destacado pela relevante contribuição à defesa dos direitos da mulher e às questões de gênero no Brasil. A premiação será em março de 2010 em sessão especial do Senado federal em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

 

As indicações devem ser encaminhadas à Mesa do Senado por meio da Secretaria de Apoio a Conselhos e Órgãos do Parlamento (SCOP), vinculada à Secretaria Geral da Mesa, com o currículo da candidata e a justificativa para a sugestão. O modelo para envio de indicações encontra-se disponível no site  do prêmio.

 

O conselho, formado pelos senadores Marco Maciel (DEM-PE), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Wellington Salgado (PMDB-MG), Fátima Cleide (PT-RO), Flávio Torres (PDT-CE), Expedito Júnior (PSDB-RO), Renato Casagrande (PSB-ES), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e José Nery (PSOL-PA), escolherá as cinco personalidades às quais será entregue o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.

 

Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, a premiação leva o nome de Bertha Maria Júlia Lutz, conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Bertha Lutz assumiu o mandato de deputada federal em julho de 1936, com a morte do titular da vaga, Cândido Pessoa. Sua atuação parlamentar foi marcada pelo empenho na aprovação da lei que conferiu às mulheres o direito de votar e de serem votadas e por propostas de mudanças na legislação referente ao trabalho da mulher e do menor.

 

Na última edição do prêmio, foram contempladas a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes; a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; e a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Também foi homenageada in memoriam a ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso pelos trabalhos prestados à sociedade. Dona Ruth, como era mais conhecida, faleceu em junho de 2008.

 

Mais informações sobre o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz podem ser obtidas na  da premiação, no endereço eletrônico scop@senado.gov.br  ou pelos telefones (61) 3303-4561 e 3303-5255.

 

(Agência Senado)