O Senado aprovou nesta quinta-feira (11/8) Projeto de Lei do Senado (PLS 325/11) que concede anistia aos bombeiros e policiais militares do Rio de Janeiro que fizeram greve e manifestações em junho, por melhores condições de trabalho. A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados.
Ao final da votação, o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), comemorou o que chamou de “medida de harmonização” e propôs que, a partir de agora, as controvérsias surgidas no estado do Rio de Janeiro sejam solucionadas por consenso.
Através de emendas, o benefício foi estendido a outros estados, como Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Distrito Federal e Alagoas que se envolveram em movimentos reivindicatórios desde 1997.
Tanto oposicionistas quanto governistas votaram favoravelmente ao projeto. Contudo, durante a discussão da matéria, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) – falando em seu nome e não pela bancada do partido – entendeu não ser interessante a “anistia por atacado” dos militares que invadiram o quartel central dos bombeiros militares do Rio de Janeiro.
(Agência Senado)