Semana do Peixe movimenta Mercado Municipal de Curitiba

Representantes de Colônias de Pescadores, consumidores e empresários se reuniram nesta quinta-feira (5), no Mercado Municipal de Curitiba para participarem do Lançamento da Semana do Peixe, na cidade. A abertura do evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, e do superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, José Antonio Faria de Brito entre outras autoridades.

 

Na solenidade, o ministro ressaltou que um dos objetivos da campanha, que segue até o dia 15 de setembro, é despertar no povo brasileiro o hábito de comer peixe.

“As nossas ações durante a Semana visam estimular o consumo, promover nos mercados um preço menor, incluir o pescado na merenda escolar e também mostrar os benefícios desta proteína animal para uma alimentação saudável”, disse Crivella.

O ministro destacou ainda medidas importantes implementadas pelo governo federal para aumentar a produção de pescado como o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura com R$ 4,1 bilhões, a inclusão do peixe na cesta básica e a aprovação no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), da resolução que simplifica o licenciamento ambiental.

“Isso vai aumentar bastante a produção de pescado no país. Nós esperamos que os parques que demoravam em torno de 5 a 6 anos para serem licenciados passem a conseguir a licença em no máximo 3 meses. O Paraná tem muitas águas continentais e, com a resolução do Conama, ficou mais fácil construir parques e áreas aquícolas”, afirmou o ministro.

Durante a abertura, a vice – prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves anunciou que irá comercializar pescado nos 32 Armazéns da Família. Os Armazéns fazem parte de um programa social do município, que oferece a população de baixa renda produtos alimentícios com preços 30% menores que os do mercado.

O ministro participou também da entrega de cheque simbólico com recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura para o aquicultor, Ricardo Borges e visitou três exposições no Mercado Municipal que mostram fotos da pesca da tainha na Ilha do Mel, aquários de peixes e artesanato produzido com couro de peixe.

Fonte: mpa.gov.br