A Semana do Peixe, campanha de estímulo ao consumo de pescado no Brasil, está completando uma década de existência. Ao longo do tempo, a iniciativa conquista um público cada vez maior, pela adesão de supermercados, escolas, feiras livres, bares, hotéis, restaurantes e até mesmo de grupo de amigos e familiares. No ano passado, conforme avaliação do Ministério da Pesca e Aquicultura, o consumo de pescado durante a campanha aumentou 20% e o preço do pescado baixou 24%, para alegria dos consumidores.
Na X Semana do Peixe, que ocorre entre os dias 01 e 15 de setembro, a campanha está sendo reforçada por um “time” de peso: 93 restaurantes populares e 136 cozinhas comunitárias em atividade no País, frequentados diariamente por milhares de brasileiros. Todos estes estabelecimentos irão fixar cartazes e distribuir cartilhas da campanha. A participação é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A iniciativa é positiva para a saúde dos brasileiros. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas devam consumir pelo menos 12 quilos de pescado por ano. Entretanto, os brasileiros consomem apenas 9 quilos; no mundo, a média chega a 17 quilos por ano por pessoa, o que explica o peixe ser a principal proteína animal do mercado internacional. Em poucos anos, porém, com o contínuo crescimento no consumo, o Brasil deve atingir a meta da OMS.
Na primeira edição da Semana do Peixe, os supermercados brasileiros ainda não ofertavam pescado fresco. Hoje, o setor é uma das “vitrines” dos supermercados. Desde então as pessoas também passaram a valorizar mais os hábitos saudáveis. Agora, chegou a vez dos restaurantes e cozinhas populares terem mais um diferencial: além de preço baixo, um saboroso pescado.