Semana do Peixe mobiliza comunidade no Rio de Janeiro

Abertura na cidade aconteceu no domingo, na colônia Z-13, em Copacabana

A cidade do Rio de Janeiro recebeu de braços abertos a 10ª Semana do Peixe na manhã deste domingo (1º). A abertura da campanha foi realizada na Colônia de Pescadores Z-13, em Copacabana e mobilizou moradores da região e turistas. Em pouco mais de duas horas, equipes do Ministério da Pesca e Aquicultura distribuíram mais de 2 mil cartilhas e 400 camisetas promocionais, produzidas pela Superintendência Federal do Rio de Janeiro. A Colônia Z-13 garantiu todo o apoio à promoção, mobilizando pescadores para conversar com a população e vender pescado. O local é um dos poucos no Rio de Janeiro aonde o peixe que chega do mar é diretamente vendido ao consumidor. “Assim é o pescador de ganha, não o atravessador”, diz o presidente da entidade, Pedro Marins.

A superintendente federal de pesca e aquicultura do Rio de Janeiro, Suely Amaral, ficou impressionada com a adesão do morador da região à campanha. “Todos estavam interessados nas informações que estão sendo repassadas pela campanha com relação à saúde. Estão conscientes da importância do consumo do pescado”, destacou. A Abertura da Semana do Peixe na cidade do Rio de Janeiro contou com a participação da chefe de gabinete do ministro da pesca e aquicultura Marcelo Crivella, Margarett Cabral.

A campanha prossegue até o dia 15 em todo o País, prevendo promoções para a redução do preço ao consumidor e uma programação especial de orientação ao consumidor. “Nós vamos promover doações de pescado para as comunidades, cursos de capacitação nas colônias e ainda contamos com a adesão voluntária de centenas de restaurantes como em Cabo Frio, onde estamos realizando o Circuito Gastronômico”, acrescentou a superintendente.

Mais de 1 tonelada de pescado será distribuída gratuitamente, esta semana, nas regiões da Providência, Mangueira, Salgueiro e Encantado, na cidade do Rio de Janeiro. Haverá cursos de capacitação na Colônia Z-13 e nas cidades de São Gonçalo e Angra dos Reis.

Fonte: mpa.gov.br