O evento reuniu cerca de mil pescadores no Mercado do Peixe da cidade

Imagem_249_600px

O lançamento da Campanha ocorreu neste sábado (31), em Cabo Frio e contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella entre outras autoridades e representantes das colônias de pescadores. O evento que completa este ano dez anos segue até o dia 15 de setembro com o objetivo de aumentar o consumo de pescado nacional e reduzir o preço.

“A Semana do Peixe visa trazer ao povo brasileiro boas notícias. O Brasil está produzindo cada vez mais pescado. Durante a Semana, o consumo aumenta. Então, o pescador e o supermercado podem vender o peixe mais barato”, disse o ministro Marcelo Crivella.

No ano passado, durante o evento o consumo aumentou 20% e o preço baixou 24%. Este ano, a expectativa é de que o consumo chegue a 30% no mesmo período. A iniciativa é positiva para a saúde dos brasileiros.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as pessoas devam consumir pelo menos 12 kg de pescado por ano. Entretanto, no Brasil a média atual é de 9kg por habitante/ano. A previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) é de que essa meta seja alcançada até o final de 2015.

Durante a abertura da Semana do Peixe, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa ressaltou que o município é o terceiro maior produtor de pescado do estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio conta hoje com uma produção estimada em 17 mil toneladas/ano. A programação na cidade contará ainda com várias atividades dentre elas, um circuito gastronômico, em nove restaurantes. Cada um deles elaborou um prato especial para a ocasião.

Em seu discurso, o ministro fez um apelo para que os brasileiros estimulem as crianças a comerem mais peixe e manterem esse bom hábito. Crivella pediu também para que as indústrias comprem a sardinha pescada em Angra dos Reis e no litoral de Santa Catarina.

“Este ano tivemos uma pesca recorde de sardinha no Brasil, mais de cem mil toneladas. Se as empresas não apoiarem o pescador e comprarem essa sardinha ano que vem nós vamos suspender a importação com imposto reduzido”, afirmou o ministro.

A Campanha promoverá em todo Brasil cursos, palestras, seminários, campeonatos, promoções em supermercados, distribuição em caminhões-feira e povoamento de alevinos (filhotes de peixe) em açudes e represas.

Fonte: mpa.gov.br