Além de percorrer gabinetes em busca de apoio dos colegas contra a Emenda Ibsen, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) está abrindo uma nova frente na luta contra a decisão da Câmara, que retira bilhões de reais dos cofres do estado e de municípios fluminenses, ao propor ao procurador aposentado Humberto Ribeiro Soares que entre com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o debate sobre a divisão dos royalties do petróleo no Senado.

Em entrevista ao site www.marcelocrivella.com.br, Humberto Soares afirmou que até o fim de semana deverá impetrar a ação. Segundo ele, há oito jurisprudências no STF impedindo que a alteração na divisão dos royalties seja debatida no Congresso, por tratar-se de cláusula pétrea da Constituição.

– O Crivella me ligou querendo saber detalhes de outro mandado de segurança que eu havia impetrado na Câmara sobre o mesmo tema. Mandei o material para ele. Mais tarde, ele me ligou, dizendo que leu e gostou, e pediu que eu fizesse o mesmo para o Senado. É uma honra fazer isso em nome dele – afirmou Humberto Soares.