Muitas vezes, ao andarmos nas ruas, não nos preocupamos em prestar atenção à pessoa que caminha ao nosso lado. Para estimular na sociedade carioca o hábito do contato e do trabalho voluntário, a primeira-dama da cidade e coordenadora voluntária da Obra Social, Sylvia Jane Crivella, lançou nesta quarta-feira (29/03), em cerimônia realizada no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, o projeto “Transformando o Meu Quadrado”, que beneficiará crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade.

– Quadrado é a parte por onde a gente transita, os locais que frequentamos e o caminhos que costumamos fazer. A sociedade não tem olhado para os lados, para os seus vizinhos, para as pessoas na rua. Elas se tornaram invisíveis. Pequenos gestos sedimentam dentro dessas pessoas o sentimento de que são especiais. Não estamos falando de dinheiro, mas de gestos pequenos, de amor e de carinho. Cada um de nós pode fazer a diferença. Precisamos sair da zona de conforto para mudar a realidade à nossa volta. E essas mulheres que homenageamos hoje fazem diferença no quadrado delas, trabalhando com amor e gentileza – disse a primeira-dama.

O “Transformando o Meu Quadrado” tem como objetivo principal criar e fortalecer os mecanismos existentes de atendimento à população, ampliando as ações de sucesso desenvolvidas por voluntários, além de viabilizar com eficiência soluções para as dificuldades presentes no cotidiano das pessoas atendidas. O programa pretende também identificar e dar apoio às mulheres que desenvolvem ações nas comunidades, estabelecer áreas de intervenção e metas, e implementar projetos nas comunidades selecionadas.

Além da apresentação da iniciativa, a cerimônia também foi marcada por uma homenagem da primeira-dama a 20 mulheres com atuação de destaque em projetos sociais e em cargos de comando na prefeitura. A ação foi parte das comemorações pelo Mês da Mulher. Uma das agraciadas foi a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher.

– Me sinto realmente lisonjeada. Quanto ao projeto, só posso dizer que é importantíssimo. O que mais falta hoje em nossa sociedade é a solidariedade, o amor ao próximo. A partir do momento em que você resolve dedicar um momento do seu dia para conversar com alguém que está do seu lado, precisando ser ouvido, é transformador. Quando você dá um bom dia, boa tarde ou boa noite, procurando saber o porquê da realidade de uma pessoa, isso faz com que ela se sinta valorizada – disse a secretária.

Outra homenageada da administração municipal foi a Inspetora Geral da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), Tatiana Mendes. Bastante emocionada, ela afirmou que receber as flores das mãos da primeira-dama lhe deu ainda mais gás para continuar lutando por uma corporação mais humanizada:

– Receber essa homenagem mostra que vale a pena acreditar, persistir e crer. Ainda que as circunstâncias sejam grandes, o importante é que você foi e fez. Acredito que são pequenos atos que fazem algo muito maior. Um aperto de mão, um olhar sincero e uma palavra simples de carinho. É isso que quero da corporação: uma Guarda humanizada, cortês. A população precisa disso.

Representando a sociedade civil, uma das homenageadas foi a fundadora e presidente da Associação Ressurgir, Albenita Leite de Barros Correia. O local apoia famílias de comunidades do bairro do Rio Comprido. Segundo ela, a homenagem recebida nesta quarta-feira a fez relembrar sua trajetória:

– Hoje vivi três alegrias. A primeira delas foi poder relembrar meus 20 anos de trabalho social. Também me vieram à mente as mulheres incríveis que ajudamos, que cuidam de seus filhos sozinhas. São mulheres fortes e corajosas. Finalmente, me alegrou muito ter conhecido a primeira-dama, que me mostrou com o olhar o quanto é verdadeiramente envolvida com as causas sociais.

Igualmente grata por ter sido agraciada, a juíza federal Claudia Valeria Bastos Fernandes Domingues de Mello, fundadora do Instituto de Apoio a Pais e Filhos Especiais, disse que receber essa homenagem deu ainda mais ânimo para continuar nessa luta:

– Tenho quatro filhos, entre eles um menino com deficiência. A partir do nascimento do meu filho, passei a viver a causa no meu dia a dia, me engajando nesse segmento. O Brasil é um país que ainda precisa se estruturar e lidar com essa realidade. É uma responsabilidade de todos nós, cidadãos.

Durante o encontro, que reuniu mais de 300 mulheres, as convidadas assistiram a apresentação do violinista Allyrio Mello, um dos destaques da cerimônia, que conquistou a plateia com interpretações do Hino Nacional Brasileiro e de clássicos nacionais e estrangeiros durante o evento. Ao final, um sorteio de brindes oferecidos por parceiros da Obra Social premiou as sortudas com tratamentos de beleza, peças de arte, camisetas, tratamento dentário e viagem a dois.

Conheça as mulheres da Prefeitura do Rio homenageadas nesta quarta-feira:

Aspásia Camargo

Subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental da cidade do Rio de Janeiro. Socióloga, ambientalista, professora e política, foi secretária estadual de Cultura; presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; secretária-executiva do Ministério de Meio Ambiente; vereadora do Rio e deputada estadual.

 

Clarissa Garotinho

Secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, jornalista e deputada federal. Foi vereadora do Rio e deputada estadual. Na vida acadêmica, dirigiu a União Nacional dos Estudantes.

 

Jurema Regina de Araujo Rodrigues Holperin

Subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação. Em 49 anos dedicados à educação na Rede Pública Municipal, foi professora, diretora e coordenadora de projetos estratégicos. É co-autora dos livros “A Educação pelo Revés” e “Por onde caminha a Educação?”.

 

Márcia Andréa dos Santos Peres

Controladora Geral do Município, contadora concursada da Prefeitura do Rio. Foi presidente da Empresa Municipal de Informática e instrutora na área de Controle e Auditoria em cursos de Graduação, Pós-Graduação e de formação de servidores.

 

Maria Cristina Ferreira Lemos

Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Graduada em Enfermagem, é especializada em Saúde Pública, em Enfermagem do Trabalho e Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, na área de Epidemiologia.

 

Maria Eduarda Gouvêa Berto

Secretária Municipal de Fazenda, economista e mestre em Administração. Com grande experiência em finanças, avaliação de investimentos e modelagem de projetos de infraestrutura na forma de parcerias público-privadas, foi diretora-geral da EBP – Estruturadora Brasileira de Projetos, empresa responsável pela modelagem da concessão do Aeroporto Galeão.

 

Suzane Rizzo
Subsecretária de Bem-estar Animal da secretaria municipal de Promoção e Defesa dos Animais, médica veterinária e professora com 25 anos de experiência em salas de aula. Entre suas principais metas estão erradicar o abandono de animais na cidade; intensificar os programas de castração e atendimento clínico, além de promover a conscientização sobre a posse responsável e o combate aos maus-tratos.

 

Tatiana Teixeira Mendes Rodrigues

Inspetora-geral da Guarda Municipal, primeira mulher a assumir o comando da corporação. Formada em pedagogia, com especialização em Segurança Pública, foi responsável pela criação do Grupamento de Ronda Escolar. Também esteve à frente do Grupamento de Apoio ao Turista e da Academia de Ensino da Guarda Municipal.

 

Teresa Bergher

Secretária municipal de Assistência Social,  luso-carioca e há 30 anos se dedica a trabalhar pela cidade do Rio. Viúva do deputado Gerson Bergher, foi administradora da Maré; subprefeita de Copacabana e vereadora por quatro mandatos. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e criou o Conselho de Ética do Legislativo municipal.

Conheça também as representantes da sociedade civil que obtiveram destaque em projetos sociais:

Albenita Leite de Barros Correia

Fundadora e presidente da Associação Ressurgir, de apoio a famílias de comunidades do bairro do Rio Comprido. Psicóloga, chefiou por 15 anos o setor de Saúde Mental do Hospital Municipal Salles Netto. É pós-graduada em Administração para Instituições do Terceiro Setor e membro do Conselho Universitário da Estácio de Sá.

 

Ana Marlene Starec

Presidente de honra da Organização WIZO Brasil

Claudia Valeria Bastos Fernandes Domingues de Mello

Fundadora do Instituto de Apoio a Pais e Filhos Especiais, é engajada em vários projetos sociais ligados a pessoas com deficiência. É juíza federal no Rio de Janeiro há 18 anos e atualmente está lotada na 4ª Vara Federal de São João de Meriti. Já foi juíza do Trabalho e advogada da Petrobras e do Banco do Brasil.
Denise Fonseca de Jesus Aragão

Presidente do Grupo Mundo Azul, de apoio a famílias que têm crianças com autismo. Desde que seu filho caçula foi diagnosticado com autismo, há 10 anos, tornou-se ativista na causa. Relações públicas, professora e escritora, é autora do livro “Eu, meu filho e o autismo: Uma jornada inesperada”.
Glauciê Gleyds Nunes de Araujo

Coordenadora do Grupo Escolhas, equipe multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas, que acolhe, reabilita, capacita e reinsere à sociedade pessoas em situação de vulnerabilidade com distúrbios e dificuldades de aprendizagem. O grupo também promove diversos projetos sociais.
Marcelle de Medeiros Lopes Domingues

Fundadora e presidente voluntária da Fundação Laço Rosa, organização que mobiliza e conscientiza sobre a causa do câncer de mama e trabalha para o enfrentamento da doença. É pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais; empresária; vencedora da Maratona de Negócios Sociais do Sebrae e Fellow Woman Empowerment do governo americano.
Maria Bourgeois

Depois do glamour e do luxo em que viveu como principal manequim vedete da coleção de Pierre Cardin, hoje é presidente da ONG Comitê pela Vida, fundada por ela há 21 anos. Com cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de hotelaria e turismo, já formou mais de 18 mil alunos.
Sandra Lucia de Andrade Teixeira Leite

Historiadora e psicoterapeuta, é fundadora e presidente da Associação Evangélica Revifé, grupo de apoio a mulheres mastectomizadas e demais portadores de câncer e seus familiares. É também analista de desempenho; doutora em Teologia; capelã, pastora, conferencista; palestrante e escritora.
Sônia Maria de Paula

Atriz e produtora cultural, é idealizadora, coordenadora e produtora do projeto “Lê Pra Mim?”, que leva sessões gratuitas de leitura de histórias infantis a escolas públicas e centros culturais de todas as regiões do país. As histórias sempre lidas por artistas e atores famosos convidados, levando magia, cultura e entretenimento para a garotada.
Tathyane Ferreira Höfke

Coordenadora geral do NACA – Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente, no Rio e na Baixada Fluminense, que promove o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências, principalmente sexual e intrafamiliar. Advogada e doutora em História Política, integra os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Yvonne Bezerra de Mello

Fundadora do projeto Uerê, no Complexo da Maré, utiliza um método diferenciado para ensinar crianças e jovens com dificuldades de aprendizado. Filóloga; linguista; doutora e gestora de políticas públicas, também capacita professores no Brasil e no exterior.

Fonte: www.prefeitura.rio