Crivella no mutirão em Jardim Maravilha Guaratiba

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou de perto nesta quarta-feira, dia 10/4, as ações da Prefeitura em Guaratiba, na Zona Oeste, para minimizar os danos causados pela forte chuva do começo dessa semana. Um mutirão para atender aos moradores do Jardim Maravilha, localidade que foi mais castigada pelo temporal na região, foi iniciado logo no início da manhã.

– A situação aqui é decorrente das chuvas, que inundaram o rio, que transbordou. Também pelo lençol freático, é muita água aqui nessa região. Hoje vamos começar com duas máquinas grandes a fazer a dragagem do canal. A tendência é que as águas do canal desemboquem no mar, agora com as chuvas baixando. Dependemos também do governo federal. Fica aqui um apelo que eu faço ao Ministério do Desenvolvimento Regional para que assine conosco todo esse programa que temos: o PAC das Enchentes, o PAC das Encostas e também o Minha Casa Minha Vida. – disse Crivella, que subiu numa retroescavadeira para chegar ao ponto mais crítico do alagamento.

Prefeitura faz mutirão em Guaratiba – Marco de Paula/Prefeitura do Rio

Equipes da Rio-Águas, da Comlurb, da Conservação e de Infraestrutura e Obras foram ao local para executar serviços de dragagem do Rio Cabuçu-Piraquê, desentupimento de bueiros, limpeza e secagem de pistas, entre outros. Agentes da Guarda Municipal deram apoio à operação. Técnicos da Secretaria de Assistência Social distribuíram cerca de 240 cestas básicas aos moradores que mais sofreram com a enchente.

O trabalho envolve cerca de 100 pessoas dos órgãos municipais. Duas escavadeiras de grande porte iniciaram o trabalho de dragagem da Vala do Sana, obra que deve durar cerca de três meses. Também será construído um dique no Rio Cabuçu-Piraquê para evitar que, em épocas de chuvas fortes, a água transborde para o lado das casas.

Leia também:

Gabinete de Crise trabalha forte desde início das chuvas. Veja balanço de ações

Crivella cria novo protocolo para ações de órgãos municipais em situações de emergência

Guarda Municipal auxilia cidadãos no retorno para casa e atua em pontos de alagamento