Prefeito vistoria obras na ciclovia Tim Maia e na Praia da Macumba

2018-02-20T16:44:58+00:00
Crivella visita obras da ciclovia tim maia

O prefeito Marcelo Crivella vistoriou, nesta segunda-feira (19/02), as obras de recuperação do trecho da ciclovia Tim Maia, em São Conrado, que afundou em consequência do forte temporal da madrugada de quinta-feira passada (15). De lá, seguiu para outra obra, a da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, onde voltou a destacar que a cidade reagiu bem à chuva mais forte das últimas décadas.

– Temos a comemorar que não houve desabamento nos morros, 46 sirenes tocaram em 77 morros, e as pessoas saíram do local. Tivemos, sim, queda de muro de uma casa, propriedade privada que a prefeitura não tem responsabilidade direta. A drenagem da cidade funcionou bem – disse.

O prefeito ressaltou que, mesmo em viagem à Europa, para conhecer a tecnologia de drones que possam ajudar na segurança pública, orientou sua equipe no trabalho de recuperação após o temporal.

– Todas as decisões que o governo tomou, o protocolo que fizemos com a Light, para que as equipes da Light seguissem as da Comlurb, mesmo lá de fora eu estava acompanhando em vigília constante todos esses problemas – afirmou.

Em relação ao trecho da ciclovia, o prefeito explicou que o afundamento do terreno se deveu ao excesso de peso causado pela grande quantidade de água que penetrou no terreno durante o temporal e provocou o rompimento da cobertura da galeria de drenagem, seis metros abaixo da superfície do solo. Com isso, o terreno cedeu e abriu-se uma cratera, que fez afundar a ciclovia naquele trecho.

Na Praia da Macumba, ele constatou que o trabalho de recuperação está avançado e destacou que 90% das obras estão concluídas. A Orla da Praia da Macumba teve, em outubro do ano passado, parte do calçadão, da ciclovia e da pista de rolamento destruídas por uma ressaca.

Segundo a Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente, após o término dos serviços, a Estrada do Pontal, liberada ao tráfego desde dezembro, receberá fresagem e nova pavimentação.

Outras etapas já estão adiantadas: o estaqueamento em frente ao condomínio Sobre as Ondas já foi finalizado, e agora a obra de contenção se concentra por toda a área atingida com a execução de jet grouting (injeções de cimento para estabilizar o solo).

– Quem vier aqui agora vai ficar orgulhoso da engenharia municipal, porque foi uma obra exemplar. Acabamos de ter a pior tempestade que sofremos nos últimos 100 anos e não perdemos solo aqui, não houve rompimento do estaqueamento que foi feito aqui. Essa obra passou por um teste muito forte – exaltou o prefeito.

Falta agora a parte de urbanização da obra, com a plantação de coqueiros e a reconstrução da ciclovia. A previsão é que tudo esteja pronto até o início de março.

O prefeito estava acompanhado do secretário de Conservação e Meio Ambiente, Jorge Felippe Neto; do subsecretário de Infraestrutura, Sebastião Bruno; e do diretor da Rio-Águas, Cláudio Dutra.

Fonte: prefeitura.rio

Compartilhe esta história

WhatsApp Manda um Zap