[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_imageframe image_id=”5532″ style_type=”none” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”center” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]http://marcelocrivella.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Crivella-visita-obras-ciclovia-tim-maia-1200-1200×675.jpg[/fusion_imageframe][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”30″ bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_text]

O prefeito Marcelo Crivella vistoriou, nesta segunda-feira (19/02), as obras de recuperação do trecho da ciclovia Tim Maia, em São Conrado, que afundou em consequência do forte temporal da madrugada de quinta-feira passada (15). De lá, seguiu para outra obra, a da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, onde voltou a destacar que a cidade reagiu bem à chuva mais forte das últimas décadas.

– Temos a comemorar que não houve desabamento nos morros, 46 sirenes tocaram em 77 morros, e as pessoas saíram do local. Tivemos, sim, queda de muro de uma casa, propriedade privada que a prefeitura não tem responsabilidade direta. A drenagem da cidade funcionou bem – disse.

O prefeito ressaltou que, mesmo em viagem à Europa, para conhecer a tecnologia de drones que possam ajudar na segurança pública, orientou sua equipe no trabalho de recuperação após o temporal.

– Todas as decisões que o governo tomou, o protocolo que fizemos com a Light, para que as equipes da Light seguissem as da Comlurb, mesmo lá de fora eu estava acompanhando em vigília constante todos esses problemas – afirmou.

Em relação ao trecho da ciclovia, o prefeito explicou que o afundamento do terreno se deveu ao excesso de peso causado pela grande quantidade de água que penetrou no terreno durante o temporal e provocou o rompimento da cobertura da galeria de drenagem, seis metros abaixo da superfície do solo. Com isso, o terreno cedeu e abriu-se uma cratera, que fez afundar a ciclovia naquele trecho.

Na Praia da Macumba, ele constatou que o trabalho de recuperação está avançado e destacou que 90% das obras estão concluídas. A Orla da Praia da Macumba teve, em outubro do ano passado, parte do calçadão, da ciclovia e da pista de rolamento destruídas por uma ressaca.

Segundo a Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente, após o término dos serviços, a Estrada do Pontal, liberada ao tráfego desde dezembro, receberá fresagem e nova pavimentação.

Outras etapas já estão adiantadas: o estaqueamento em frente ao condomínio Sobre as Ondas já foi finalizado, e agora a obra de contenção se concentra por toda a área atingida com a execução de jet grouting (injeções de cimento para estabilizar o solo).

– Quem vier aqui agora vai ficar orgulhoso da engenharia municipal, porque foi uma obra exemplar. Acabamos de ter a pior tempestade que sofremos nos últimos 100 anos e não perdemos solo aqui, não houve rompimento do estaqueamento que foi feito aqui. Essa obra passou por um teste muito forte – exaltou o prefeito.

Falta agora a parte de urbanização da obra, com a plantação de coqueiros e a reconstrução da ciclovia. A previsão é que tudo esteja pronto até o início de março.

O prefeito estava acompanhado do secretário de Conservação e Meio Ambiente, Jorge Felippe Neto; do subsecretário de Infraestrutura, Sebastião Bruno; e do diretor da Rio-Águas, Cláudio Dutra.

Fonte: prefeitura.rio

[/fusion_text][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”30″ bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_widget_area name=”avada-custom-sidebar-compartilhe” title_size=”” title_color=”#444444″ background_color=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” /][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_section_separator divider_candy=”” icon=”” icon_color=”” bordersize=”1px” bordercolor=”” backgroundcolor=”” class=”” id=”” /][fusion_recent_posts layout=”default” hover_type=”zoomin” columns=”4″ number_posts=”4″ offset=”” pull_by=”category” cat_slug=”” exclude_cats=”” tag_slug=”” exclude_tags=”” thumbnail=”yes” title=”yes” meta=”yes” meta_author=”no” meta_categories=”no” meta_date=”no” meta_comments=”no” meta_tags=”no” excerpt=”yes” excerpt_length=”35″ strip_html=”yes” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” /][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]