Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na tarde deste domingo (01/01), o prefeito Marcelo Crivella recebeu o cargo de seu antecessor, Eduardo Paes, e deu posse a seu secretariado. O prefeito assumiu o compromisso em realizar um governo austero que tem como prioridade cuidar das pessoas e, ao citar cada secretário, destacou as principais questões que serão enfrentadas por eles nos próximos meses.
– Nós somos o povo do Rio de Janeiro. Nós somos a Cidade Maravilhosa. Nós vamos vencer a crise. Com a nossa política, entregaremos uma cidade melhor aos cariocas. Para isso, contamos com a compreensão e o apoio de todos. Chegou a hora de cuidar das pessoas – disse Crivella, acompanhado da primeira-dama Sylvia Jane.
No início da solenidade, Crivella recebeu de Eduardo Paes a chave do sítio histórico da Fortaleza de São João, na Urca, local onde a cidade foi fundada, em um gesto simbólico da transmissão do cargo. Depois, acompanhou Paes até o ex-prefeito deixar o Palácio da Cidade. Em seguida, foi lido o termo de posse, que foi assinado pelo prefeito e pelo vice-prefeito Fernando MacDowell, que também se tornou secretário de Transportes. Logo depois, os demais 11 secretários, o procurador-geral do Município, Antônio Carlos de Sá, e a controladora-geral do Município, Márcia Andréa dos Santos Peres, tomaram posse.
Os secretários Indio da Costa, de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, e Nilcemar Nogueira, de Cultura, discursaram em nome dos colegas.
– Nosso desafio é grande, mas assumimos o compromisso de cuidar dessa cidade e assim o faremos. Firmamos esse compromisso com os cariocas que pagam as contas, pagam seus impostos e têm necessidade de saúde, transporte e segurança de qualidade. Vamos entregar uma cidade limpa e gostosa de se viver – afirmou Indio da Costa.
Para Nilcemar Nogueira, é necessário que a cultura seja amplamente divulgada em todas as áreas da prefeitura:
– O Rio de Janeiro é uma capital cultural diversa, com equipamentos ricos e pessoas criativas. E a cultura está presente em todos os setores, seja na saúde, educação, na economia e no trabalho. Precisamos trabalhar de forma articulada em prol de uma cultura na qual tradição e inovação devem caminhar de mãos dadas.
Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Paulo Messina falou em seguida. Depois, foi a vez do prefeito. Emocionado, ele fez questão de agradecer nominalmente a presença de diversas lideranças políticas e religiosas que estiveram presentes à cerimônia, entre elas o governador Luiz Fernando Pezão e o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
Crivella destacou a importância do diálogo com o governo do estado para temas como transportes e restaurantes populares, comprometeu-se a reduzir a fila de 100 mil pessoas à espera de atendimento de saúde e assegurou que abrirá mais vagas em creches nas áreas mais carentes. Ao falar do papel da Procuradoria Geral do Município, afirmou que o órgão será uma “achadoria” para encontrar mais recursos para os cofres municipais. Enfatizou ainda o papel da Controladoria no combate ao desperdício.
Em homenagem à secretária de Cultura, que é filha de Dona Zica, viúva do compositor Cartola, o prefeito cantou um trecho da música “As Rosas não falam”, do gênio da Mangueira.
Após a assinatura do Termo de Posse pelos empossados, a cerimônia foi encerrada pela Banda da Guarda Municipal, que executou a canção “Meu Rio”, de autoria de Crivella e Carlos Cola, com arranjo do maestro Bruno Rodrigues. A banda também executou o hino “Cidade Maravilhosa”.
Conheça o novo secretariado municipal:
Casa Civil –Ailton Cardoso da Silva
Relações Institucionais –Luiz Carlos Ramos
Fazenda –Maria Eduarda Gouvêa Berto
Saúde –Dr. Carlos Eduardo
Educação, Esporte e Lazer –César Benjamin
Transporte –Fernando MacDowell
Desenvolvimento, Emprego e Inovação –Clarissa Matheus
Cultura –Nilcemar Nogueira
Conservação e Meio Ambiente –Rubens Teixeira
Assistência Social e Direitos Humanos –Teresa Bergher
Ordem Pública –Cel. Paulo Amêndola
Urbanismo, Infraestrutura e Habitação –Indio da Costa
Fonte: http://prefeitura.rio
Fotos: Luciola Villela