Prefeito recebe comerciantes da Vila Kennedy

2018-03-12T15:16:16+00:00
Prefeito recebe comerciantes de vila Kennedy
Os comerciantes da Vila Kennedy foram recebidos neste sábado (10/09) pelo prefeito Marcelo Crivella, no Palácio da Cidade. Todos trabalhavam em quiosques da Praça Miami, que recebeu uma operação de ordenamento urbano nesta sexta-feira (9/09).  Houve uso desproporcional da força, atingindo também desnecessariamente trabalhadores. Logo na abertura do encontro, Crivella fez questão de declarar que lamentava profundamente o incidente ocorrido no dia anterior.
– É muito importante que a gente faça a coisa corretamente. A partir de hoje vamos trabalhar com esse projeto e encontrar os espaços corretos para a legalização de vocês, afirmou o prefeito.
Próximos passos
O prefeito vai assinar um decreto com as medidas nos próximos dias. Enquanto os quiosques não são reconstruídos, tendas serão instaladas na praça para que os comerciantes possam voltar a vender os seus produtos. Um projeto vai determinar o modelo, o tamanho e a quantidade de quiosques a serem construídos.
– A Prefeitura vai lançar um programa para que eles possam ter uma linha de crédito para se restabelecer. É claro que dentro da lei. Não pode ter ‘gato’ de luz, não pode ter ponto de água clandestino e tem que ter taxas para serem pagas, porque isso é um dever de cada cidadão – disse Crivella, após encontro de uma hora e meia com 30 comerciantes da Praça Miami, no Palácio da Cidade, em Botafogo.
O gesto do prefeito de chamar os comerciantes para propor a legalização agradou a todos. O casal Leonardo e Luciana da Silva Damasceno deixou a reunião bastante otimista.
– Saio daqui muito satisfeita. A legalização é um sonho que a gente tem há muito tempo. Ninguém quer esmola, queremos apenas uma oportunidade para trabalhar e garantir nosso sustento. Eles (a Prefeitura) estão dando mais do que esperávamos. A gente já estava pensando em só ter a chance de reconstruir tudo, mas agora vamos ter até crédito – vibrou Luciana, que está grávida de três meses.
Feira
Durante a reunião, ficou definido que todos serão cadastrados em uma feira especial da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. A coordenadoria de feiras estará na segunda-feira na Vila Kennedy para o cadastramento. Uma linha de crédito para eles também está sendo estudada.
– A proposta que o prefeito apresentou para nós creio que é bacana. Devolve um sonho, exaltou a comerciante Érika Dias.
Participaram da reunião ao lado do prefeito os secretários municipais Paulo Messina (Casa Civil); Jorge Felippe Neto (Conservação e Meio Ambiente); Clarissa Garotinho (Desenvolvimento, Emprego e Inovação); e Pedro Fernandes (Assistência Social e Direitos Humanos).

Compartilhe esta história

(Visited 125 times, 71 visits today)