As principais lideranças da comunidade de Rio das Pedras conheceram nesta sexta-feira (17/03) o projeto de revitalização do local proposto pela Prefeitura do Rio. O prefeito Marcelo Crivella esteve na Associação de Moradores da comunidade, acompanhado do subsecretário de Projetos Estratégicos, André Marques, e do superintendente de Jacarepaguá, Flávio Caland. No local, Crivella detalhou as mudanças que ocorrerão na comunidade, principalmente na área de saneamento.

– Essa é uma primeira conversa entre nós – ressaltou o prefeito, que ouviu diversas sugestões dos moradores, entre elas a construção de uma Vila Olímpica e de uma escola técnica.

O superintendente Flávio Caland afirmou que o projeto representa uma “transformação total” para toda a comunidade de Rio das Pedras:

– O plano é uma obra grande de infraestrutura que promete acabar com os problemas de esgoto, trazendo saneamento para a área.

O presidente da Associação de Moradores, Fabrício Santos, disse estar surpreso com a visita do prefeito para o debate com a população.

– Com apenas três meses de gestão o prefeito está aqui nos apresentando um projeto que é  um sonho – sintetizou Fabrício Santos.

A primeira presidente da Associação, conhecida como Dona Mazinha, se emocionou ao falar do crônico problema de enchentes quando chove forte na área.

– Aqui, prefeito, é uma comunidade de gente pobre e trabalhadora, que mora de aluguel e vive com esgoto na porta – contou Mazinha, que chegou a Rio das Pedras em 1976.

Após o primeiro encontro, o prefeito irá destacar 10 grupos de trabalho formados por engenheiros e técnicos da prefeitura para discutir com os moradores as propostas urbanísticas a serem feitas no local. A principal, segundo Crivella, é o saneamento.

– Obras sempre trazem barulho, trazem incômodos, mas só depois de alguns sacrifícios temos a melhoria e o resultado esperado. Contamos com a colaboração de cada morador para passar por essa fase que representa a mudança total dessa região. Nossas obras são de baixo para cima, não é maquiagem. Vamos abrir tudo isso, fazer toda a infraestrutura – explicou o prefeito.

fonte: www.prefeitura.rio