Uma série de compromissos marcou a agenda do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, nesta sexta-feira, à Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Crivella se reuniu com pescadores das Colônias de Arraial do Cabo (Z-5), São Pedro da Aldeia (Z-6) e Araruama (Z-28).

Em Arraial, o ministro entregou licenças de embarcação, conversou com os pescadores e anunciou medidas do Ministério para o setor.

“Sei da preocupação de vocês com a questão da sardinha, da corvina e do defeso. Nosso trabalho é para melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos pescadores artesanais. A política para o artesanal não pode ser menor que a do industrial. Precisamos trabalhar para todos, sobretudo para quem mais precisa”, disse Crivella.

Em seguida o ministro se reuniu com os pescadores de São Pedro da Aldeia. Na Colônia Z-5, os trabalhadores reivindicaram um defeso específico para a Laguna de Araruama, que banha os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Araruama.

“A colônia é pequena, mas a causa é grande. Vocês lutam pela Lagoa de Araruama, que é o local de trabalho de tantos pescadores deste município. Precisamos de uma Lei de compensação para o pescador e estamos trabalhando para isso”, destacou o ministro.

Na colônia de Araruama, Crivella recebeu da presidente Nadrijane uma carta aberta com os pleitos do setor e ouviu as reivindicações dos pescadores.

“Vamos trabalhar para atender todas as demandas da colônia: aumentar a fiscalização, instalar uma câmara fria e construir um píer para as embarcações”, anunciou o ministro.

Participaram das agendas o deputado federal Vitor Paulo, o presidente da Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Pugas, o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Estado, Antônio Emílio, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos, Dr. Jivago Farias, a presidente da Colônia Z-5, Mircilene dos Santos e o presidente da Colônia Z-6, Haroldo Pinheiro.

Fonte: www.mpa.gov.br