O Jornal do Brasil completa o 1º ano da sua versão 100% digital nesta quinta-feira. Com 120 anos de jornalismo, o JB é parte integral da história brasileira, sobretudo por sua luta pela democracia e a postura inovadora, que o levou a ser o primeiro jornal brasileiro na internet e o primeiro impresso a abandonar completamente o papel. Celebrando essa data, diversas personalidades se manifestaram a respeito da nova fase do jornal:

Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro: “O Jornal do Brasil é um patrimônio do Rio de Janeiro e de toda a sociedade brasileira, com a sua história de 120 anos praticando um jornalismo ousado e corajoso em momentos cruciais da nossa história. Agora, esse jornal tão importante para o Rio e o Brasil comemora o primeiro aniversário da sua versão inteiramente online. Parabéns ao JB, que no mundo cada vez mais veloz e tecnológico de hoje, moderniza-se sem abrir mão da sua trajetória de compromisso com a democracia e com o leitor”.

Cabral: “O Jornal do Brasil é um patrimônio do Rio de Janeiro e de toda a sociedade brasileira
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro (PMDB): “A cidade do Rio de Janeiro tem orgulho de sempre ter sido a sede do Jornal do Brasil: veículo de vanguarda, formador de opiniões e lançador de tendências. Seguindo seu espírito pioneiro, o JB foi o primeiro jornal do Rio a ter um site de notícias, numa época em que ainda se olhava com desconfiança as novas tecnologias. O JB inovou mais uma vez em 2010, ao ser o primeiro jornal brasileiro a fazer a transição total do impresso para o digital. Agora, um ano depois, vemos que o JB permanece pautado pela ética, pela isenção e pela defesa dos interesses da população. Parabéns pelo primeiro aniversário dessa nova fase de sucesso”.

Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-RJ): “O JB Online cumpre sua missão de levar conteúdo jornalístico à sociedade com ética, imparcialidade, seriedade e compromisso social. O pioneirismo também é uma característica que elevou o JB à condição de um dos principais veículos de comunicação em tempo real do país. Parabéns aos editores, repórteres, produtores, pauteiros, mídias e demais profissionais que contribuem para escrever a história de sucesso de mais um orgulho carioca”.

Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ): “Devo ao Jornal do Brasil parte de minha formação, especialmente no início de minha vida pública. Oriundo da ‘Galáxia de Gutemberg’, confesso que sinto falta do jornal impresso no papel. Reconheço, porém, que nesse um ano de transição para o webjornalismo, o JB soube manter a qualidade da informação, a fidelidade ao seu leitor e a independência editorial. Brindemos este primeiro aniversário dessa nova fase do JB!”.

Astrid Fontenelle, apresentadora: “Nada como se reinventar, hein? Deu certo! Parabéns! E vida longa!”.
Lindberg Farias, senador (PT-RJ): “O primeiro jornal que peguei em mãos foi o JB. Lembro de quando meu pai chegava em casa no início da noite, lá em João Pessoa, com o Jornal do Brasil. Tenho uma vinculação sentimental com esse jornal que consegue aliar tradição com vanguardismo. A decisão de se tornar inteiramente digital, que completa um ano nesta quinta-feira, é prova disso. Assim, o JB conseguiu se tornar mais ágil e sustentável ao mesmo tempo”.

Marcelo Crivella, senador (PRB-RJ): “É um orgulho para o Rio ter o primeiro jornal totalmente online do Brasil que comemora seu primeiro aniversário. A geração do meu pai acordava e abria o jornal, a dos meus filhos abre o computador. O JB é, portanto o novo, a vanguarda, o moderno… é o Rio”.

César Maia, ex-prefeito: “Hoje, os sites dos jornais começam a rivalizar com a edição impressa. O Jornal do Brasil saiu na frente, mais uma vez”.

Paulo Ramos, deputado estadual (PDT-RJ): “Eu vejo com alegria a sobrevivência do Jornal do Brasil nos meios eletrônicos modernos. Pela contribuição expressiva feita pela democracia, minha esperança é no JB”.

Miro Teixeira, deputado estadual (PDT-RJ): “Mais uma vez, o Jornal do Brasil ocupa uma posição de vanguarda no jornalismo. A historia do JB é marcada por esse espírito pioneiro. Desde os classificados na primeira página, depois a retirada deles, as modernas artes gráficas que exibiu até esse momento em que na era da tecnologia da informação mais avançada o Jornal do Brasil passa a exibir com vigor uma nova fase. Desejo sucesso”.

Cristovam Buarque, senador (PDT-DF): “Esse é o futuro do jornal, que é ser online. O JB contribui pelo pioneirismo. Não tenho a menor dúvida que, no futuro, todos os jornais no mundo inteiro serão assim. Viajar levando seu jornal sem precisar carregar. Além disso, atualizado a todo instante. Parabenizo o Jornal do Brasil”.

Marcelo Serrado, ator: “Que o JB continue assim durante muitos anos, fazendo parte da história do Rio de Janeiro e da internet”.

Alvaro Dias, senador e líder do PSDB (PR): “O Jornal do Brasil sempre esteve na vanguarda das novidades do mundo digital. Ao migrar para a internet, soube aproveitar o potencial da rede sem perder a qualidade da produção e do conteúdo. Parabéns pelo primeiro aniversário deste novo modelo que já se consolidou como fonte essencial de informação, fonte, aliás, que o JB já havia conquistado na sua centenária história de independência e defesa dos princípios democráticos”.

Cássio Reis, apresentador: “Parabéns ao JB 100% digital pelo primeiro ano de vida tecnológica! Abraços online a todos.”

Demóstenes Torres, senador e líder do DEM (GO): “O Jornal do Brasil tem a tradição da vanguarda. Novamente, antecipa-se e leva sua credibilidade a um jornalismo que não espera mais a manhã seguinte. Brilhou na era das manchetes diárias, faz história no tempo da informação instantânea. A imprensa caminha para o ambiente virtual e o JB já está lá. A criatividade, outra de suas marcas, se mantém no site, a mais democrática das bancas. Parabéns pelo aniversário sendo uma publicação realmente nacional, um Jornal do Brasil inteiro”.

Thalita Rebouças, escritora: Opa! Um ano? Que delícia! Parabéns! Vida longa ao JB! Que venham outros anos, com a qualidade e a seriedade de sempre!