Município de Carapebus | Foto: www.estacoesferroviarias.com.br

Carapebus, no Norte Fluminense, está completando 15 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (13/3). O prefeito eleito no mês passado – após a Justiça Eleitoral determinar novas eleições no município -, Amaro Fernandes dos Santos, é do PRB, e teve 5.055 votos.

Com cerca de 12 mil habitantes, Carapebus começou a ser colonizada em 1627, quando a Coroa Portuguesa concedeu aos Sete Capitães, militares portugueses que lutavam na expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, as terras entre o Rio Macaé e o Cabo de São Tomé.

Desde essa época, o desenvolvimento de Carapebus está fortemente ligado à criação de gado e ao plantio de cana-de-açúcar. Com a exploração de petróleo na Bacia de Campos, o ouro negro também passou a ter grande importância na economia local, assim como a pesca e, recentemente, o turismo ecológico, impulsionado pela criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Em 1994, os carapebuenses realizaram um antigo sonho. Depois de um grande movimento popular, a população foi às urnas num plebiscito que se decidiu pela emancipação. Por ampla maioria, Carapebus deixou de ser distrito de Macaé para ganhar autonomia administrativa, o que seria confirmado em 1995, por decreto do então governador Marcello Alencar.