Senador Marcelo Crivella - PRB RJ | Foto Agencia Senado

A influência dos franceses em todo o mundo, especialmente nos países do hemisfério ocidental, pode ser medida pela abrangência da democracia nas nações modernas. A avaliação é do vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil França, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) durante sessão desta terça-feira destinada a comemorar o Ano da França no Brasil <http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/>.

Marcelo Crivella (PRB-RJ) enfatizou que as relações entre Brasil e França vão muito além do campo econômico, pois são, antes de tudo, “culturais e espirituais”, afirmou o parlamentar, para quem é preciso refletir sobre o espírito francês e seus ideais.

O legado francês para a construção da cidadania no Brasil, por meio dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, originários da Revolução de 1789 e do Iluminismo, foram destacados também pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB).

– Se hoje podemos falar que vivemos em uma sociedade mais justa, mais democrática e mais cidadã, devemos isso ao processo de absorção pela nossa cultura política desses ideais criados na França – disse Cavalcanti, destacando ainda a influência francesa na pintura, escultura, música e arquitetura.

Além disso, Roberto Cavalcanti citou o reforço dos laços estratégicos atuais entre Brasil e França por meio da parceria para o desenvolvimento do submarino brasileiro de propulsão nuclear.

A dívida para com a França, que o recebeu quando não pode permanecer no Brasil por razões políticas, foi lembrada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), lembrou em seu pronunciamento que é forte o domínio da cultura francesa no Brasil, que soube utilizar-se dessa influência para “manter-se associado ao mundo culturalmente desenvolvido”.

Já Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que a herança brasileira é, em grande parte, francesa, portanto, é preciso comemorar todos os anos o Ano da França no Brasil.

Na presidência da sessão, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) também destacou os laços históricos que unem Brasil e França. Tuma ressaltou a influência das Forças Armadas francesas na linha de trabalho das Forças Armadas brasileiras e da Polícia Militar do Brasil.

(Agência Senado)