Uma série de compromissos marcou a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, na Bahia, na última quinta-feira (23). Pela manhã,o ministro esteve no Terminal Pesqueiro Público de Salvador e visitou as instalações da Fazenda Experimental Oruabo. Em seguida, Crivella se reuniucom o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner.

O Terminal Pesqueiro Público de Salvador está sendo construído com recursos do MPA e do Governo do Estado, e encontra-se em fase de conclusão. O TPP atenderá cerca de 20 mil pescadores de Salvador e entorno.

Localizado no bairro da Ribeira, já dispõe de cais, píer de atracação, carreira e calado. O Terminal contará com uma central de comercialização, composta por área de recepção de pescado, armazenamento de resfriados, produção de gelo em escama, e comercialização do pescado no atacado.

Na Fazenda Oruabo, em Santo Amaro da Purificação, o ministro conheceu o laboratório de piscicultura marinha onde são realizados os trabalhos de maturação, alevinagem e larvicultura do bijupirá. A unidade possui o maior plantel de animais do Brasil e tem capacidade para produzir 100 mil alevinos por ano. A Oruabo conta ainda com um laboratório de carcinicultura onde se desenvolvem as atividades de maturação e larvicultura do camarão marinho.

“Experiências como esta mostram que a pesquisa é a solução para investirmos no crescimento e desenvolvimento da pesca e aquicultura no Brasil”, afirmou o ministro.

O último compromisso de Crivella foi uma reunião com o governador Jaques Wagner, na capital. O ministro destacou a importância de investimentos voltados para a pesca e aquicultura no estado. “A Bahia atualmente é o terceiro maior estado na produção nacional de pescado e ocupa o 1º lugar na região Nordeste”, finalizou o ministro.

Acompanharam o ministro, os deputados Márcio Marinho, Mário Negromonte e João Leão, além do presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária), Isaac Albagli, e o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no estado da Bahia, Abelardo de Jesus.

Fonte: mpa.gov.br