Quarenta extensionistas rurais e técnicos participam do curso de Piscicultura de Água Doce, em Brasília, promovido pelo MPA em parceria com a Emater -DF, até o dia 31 de outubro. A abertura foi nesta quarta-feira (24/10), no auditório do MPA, e contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

Durante o evento, o ministro disse que os extensionistas e técnicos precisam ajudar os aquicultores familiares a produzirem peixe. “Os aquicultores precisam saber criar seu peixe, não podem chegar a algum lugar pela sorte”, afirmou.

Brasília é o terceiro maior mercado consumidor de peixe no país. Só perde para o Rio de Janeiro e São Paulo. Produz 6 mil toneladas por ano e tem uma demanda de 30 mil toneladas/ano. “A idéia é que a gente incentive a criação de peixe para que seja possível abastecer o mercado daqui, ressaltou o Diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas, Adalmyr Borges.

O Distrito Federal terá em breve um Centro Regional de Referência em Piscicultura. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do DF, Lúcio Taveira isso vai representar um grande avanço para o desenvolvimento da atividade e trazer oportunidades de renda e ocupação para o meio rural. “Nós temos avançado bastante na questão da piscicultura aqui na região. Para termos sucesso nessa atividade precisamos ter conhecimento e tecnologia aplicada”, afirmou.

Nos seis dias de curso, os participantes vão aprender novas práticas de produção de peixe para assim prestar assistência técnica e auxiliar os aquicultores na superação dos possíveis obstáculos. Hoje o DF conta com 427 produtores de peixe.

Participaram da abertura, o secretário executivo, Átila Maia da Rocha, a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, o secretário de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura, Eloy de Souza Araújo, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), José Guilherme Leal e o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), Júlio Zoé.

Fonte: www.mpa.gov.br