A abertura da V Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUACIÊNCIA realizada, neste domingo (01), em Palmas, contou com a presença do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, e do governador do estado, Siqueira Campos. O Congresso discute os avanços tecnológicos e científicos voltados à aquicultura e biologia aquática.

O chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura e presidente da comissão organizadora do AQUACIÊNCIA 2012, Carlos Magno Campos ressaltou o crescimento da aquicultura. “O Brasil, um gigante das águas, despertou para a atividade. Este é o momento da aquicultura brasileira”, disse.
Para o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, a aquicultura vai gerar mais emprego e renda para Tocantins. “Com o ambiente que temos e a visão do governo do estado vamos dar uma arrancada no setor”, declarou.

O ministro destacou a importância do trabalho dos pesquisadores e estudiosos presentes no evento e falou das nossas potencialidades. “O Brasil precisa encontrar com o seu glorioso destino e alavancar a produção de pescado. Devemos isso à humanidade. Precisamos desonerar a cadeia, investir em pesquisa e aumentar o consumo de peixe. A maior riqueza do Ministério da Pesca e Aquicultura é o esforço de cada um de vocês pesquisadores e estudiosos”, afirmou.

Participaram da Solenidade a presidente da AQUABIO, Débora Machado Fracalossi, a presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins, – RURALTINS, Miyuki Hyashida, o reitor da Fundação Universidade do Tocantins, UNITIS, Joaber Divino Macedo, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos da Silveira, os secretários do MPA, Maria Fernanda Nince Ferreira (Planejamento e Ordenamento da Aquicultura), Flávio Bezerra (Planejamento e Ordenamento da Pesca), Eloy de Souza (Infraestrutura e Fomento) e Américo Tunes (Monitoramento e Controle), e o deputado Irajá Abreu.

AQUACIÊNCIA 2012

O tema desta V Edição, que vai até o dia 5 de julho, é “Unir, Consolidar e Avançar”. O evento promoverá debates sobre os avanços científicos e tecnológicos nos diferentes campos da aquicultura e biologia aquática, com o objetivo de contribuir para o aumento da produção de pescado, primando pelos princípios da viabilidade econômica e da sustentabilidade ambiental.

Durante o congresso, diferentes grupos de pesquisa irão trocar idéias e experiências e divulgar resultados da ciência aquícola que cresce imensamente no Brasil.

O Aquaciência pretende reunir 1.200 pessoas da comunidade científica e profissionais de áreas tecnológicas, como engenheiros de pesca, médicos veterinários, engenheiros de alimentos, agrônomos, zootecnistas, engenheiros ambientais, tecnólogos e técnicos de nível médio, empresários, membros da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática e demais interessados na área.

Fonte: www.mpa.gov.br