O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, visitou nesta quinta-feira (25), três municípios do Norte Pioneiro do estado do Paraná: Pinhalão, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio.
Em Pinhalão, Crivella firmou parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para fornecer assistência a aproximadamente 15 mil produtores de pescado no estado. A Emater disponibilizará engenheiros, agrônomos, técnicos e zootécnicos para atuar na implantação de viveiros escavados para a produção de peixes.
Acompanhado do governador do Paraná, Beto Richa e do prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti, o ministro conheceu o local onde está sendo implantado o Parque Industrial, com Unidade de Processamento e Beneficiamento de Pescado e Fábrica de Ração. O Parque concentrará atividades de abate, processamento e produção, além de frigorífico para produção de filé de peixe, ração e farinha.
A Unidade faz parte dos projetos para o desenvolvimento da aquicultura na região, realizado por um consórcio intermunicipal que envolve 67 municípios, entre eles Pinhalão, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. O objetivo é implantar 50 mil viveiros escavados em 15 mil propriedades rurais. A estimativa é de que a produção possa alcançar 240 toneladas de pescado por dia.
O ministro elogiou a iniciativa do governador Beto Richa, que afirmou que vai propor uma alteração na resolução, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para dispensar o licenciamento ambiental em áreas com até 2 hectares de lâmina d’ água.
“O Paraná começa hoje uma reforma aquária liberando dois hectares de lâmina d’ água para os viveiros escavados. Isso terá um benefício enorme”, ressaltou Crivella.
Em seguida, o ministro visitou a Escola Agrícola de Santo Antônio da Platina, onde será implantado o Curso de Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. No local, participou da entrega de crédito, no valor de R$ 258 mil, disponibilizado pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura para dez pescadores da Colônia Z -6, do município de Carlópolis.
No fim do dia, Crivella conheceu as instalações do Frigorífico de Peixes, em Cornélio Procópio.
Produção
A produção de peixes no Norte e Norte Pioneiro do Paraná é de 400 toneladas/ano. A expectativa é que após a conclusão dos projetos, a produção chegue a 10 mil toneladas/ano.
Fonte: www.mpa.gov.br