O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o prefeito de Santos (SP), Paulo Alexandre Barbosa, assinaram nesta terça-feira (17), em Brasília, um protocolo de intenção visando a eventual transferência e gestão compartilhada do Terminal Pesqueiro Público do litoral santista.
Com a parceira será possível urbanizar a região e ofertar melhores condições de trabalho tanto para quem descarrega quanto para quem compra o pescado. Além disso, o projeto proposto pela prefeitura busca integrar o terminal à atividade turística, um dos grandes motores da economia local, e ao mercado público de peixe já existente na cidade.
Para o prefeito, os pescadores terão uma nova alternativa para armazenar e comercializar seu pescado, além de desenvolver a economia local. “Nós temos alguns diferenciais em nossa cidade, como por exemplo, um dos maiores jardins de praia do mundo. O Terminal Pesqueiro irá reforçar e otimizar a cultura da pesca. A prefeitura irá, através desta parceira, fazer um estudo para ocupar melhor o espaço e desenvolver a cidade do ponto de vista do setor pesqueiro e também da questão do turismo. Teremos um terminal mais moderno, com melhor infraestrutura e que atenderá a população,” destacou Barbosa.
O ministro Marcelo Crivella acredita que com a gestão compartilhada do Terminal Pesqueiro será possível fomentar a pesca da região, que tem grande potencial. “A prefeitura irá levar para o terminal o mercado do peixe. No local serão promovidos cursos e encontro da pesca industrial e artesanal, trazendo um ganho para nossos pescadores. Muitos Terminais Pesqueiros têm uma gestão compartilhada, que tem sido um sucesso. Hoje fazemos com que a vida do pescador e do consumidor de Santos melhore,” disse.
O terminal está ao lado da balsa da travessia para o Guarujá, numa das regiões de maior valorização imobiliária no Estado de São Paulo, nos últimos cinco anos. Desde a criação do Ministério já recebeu fábrica de gelo, posto de abastecimento de combustível e melhorias para a descarga de pescado.