O Seminário promovido pelo MPA, nesta terça-feira (19), trouxe a Rio + 20 um debate sobre políticas sustentáveis e permitiu a troca de experiências entre Brasil e Noruega.

“A sustentabilidade é a base de todo trabalho norueguês. Somos o segundo maior exportador de pescado do mundo. Espero poder levar tecnologia para vários países”, afirmou a vice-ministra da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega, Katrine Gramstad.

Os dois países já possuem projetos de cooperação em andamento na área de sanidade pesqueira, aquicultura e captura. O ministro Marcelo Crivella destacou que para aumentar a produção de pescado no país é necessário ter uma desoneração fiscal e linhas de crédito melhores.

O Seminário foi dividido em duas mesas: a primeira discutiu a Gestão Sustentável dos Recursos Pesqueiros e teve como moderador, o diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca Industrial do MPA, Mutsuo Asano. “A sustentabilidade dos recursos pesqueiros não está voltada somente para a parte ambiental. Nós temos um parâmetro político e econômico que devemos pôr em pauta antes de qualquer decisão”, ressalta o diretor.

A segunda mesa foi sobre o Uso das Águas para a Inclusão Produtiva. A secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA, Maria Fernanda Nince Ferreira moderou o painel de debates sobre o assunto. “Com sustentabilidade e oportunidades de investimentos o setor pode dobrar a produção aquícola nos próximos anos,” afirma a secretária.

Participaram do seminário, o diretor-geral do Ministério da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega, Johan Williams, o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fábio Hazin, o coordenador Político Institucional da Fishtec, José Ubirajara Timm, o pesquisador e professor da Universidade do Estado de São Paulo, Wagner Valenti e o representante da Itaipu Binacional, Pedro Tonelli.

Anchoita

Durante o seminário o ministério promoveu a degustação de anchoita, peixe de pequeno porte parecido com a sardinha. Desde 2009, o MPA desenvolve um projeto em parceria com a Fundação Universidade do Rio Grande do Norte – FURG, CAPES, CNPQ E CECANE/UFRGS.

Entre as diversas etapas do projeto destacam-se a captura de anchoita utilizando traineira oriunda da pesca da sardinha, o processamento do peixe enlatado em molho de tomate voltado ao mercado institucional e a distribuição junto à rede pública de ensino do Rio Grande do Sul para merenda escolar. O projeto tem obtido resultados promissores, fornecendo importantes subsídios ao desenvolvimento de uma cadeia produtiva tendo a anchoita como base.

Fonte: www.mpa.gov.br