Atividades voltadas ao fomento do setor pesqueiro e aquícola marcaram a visita do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, a Rondônia, nesta segunda-feira (26). Os compromissos incluíram reunião com pescadores da Colônia Z-1, de Porto Velho, coletiva de imprensa, e entrega de escavadeira hidráulica à Prefeitura da capital do estado.

No Terminal Pesqueiro Público, o ministro conheceu as instalações, conversou com pescadores e aquicultores e recebeu reivindicações do setor. Em seguida, concedeu entrevista coletiva juntamente com o governador do estado, Confúcio Moura; os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz; a deputada Marinha Raupp; e a presidente da Colônia de Pescadores, Marina Gomes Veloso.

Durante a solenidade de entrega da escavadeira hidráulica, o ministro Crivella ressaltou o extraordinário potencial de Rondônia para a produção de pescado. “Estou muito feliz com tudo que vi aqui. O estado tem o potencial, os recursos naturais e um órgão que trabalha em conjunto com os pescadores e aquicultores para desburocratizar o acesso ao licenciamento ambiental. Tudo isso nos faz crer que Rondônia tem todos os motivos para alavancar a produção de pescado”, revelou Crivella. A escavadeira é objeto de emenda parlamentar da deputada Marinha Raupp, e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da aquicultura familiar.

O governador Confúcio Moura agradeceu a presidenta Dilma e o ministro pela atenção que o governo Federal tem dado a Rondônia e conclamou, “vamos transformar o nosso estado no maior produtor de pescado”.

Estavam presentes à cerimonia, o prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho; o deputado Carlos Magno Ramos, o vereador Delson Moreira; o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no estado, Jenner Tavares; e lideranças do setor pesqueiro e aquícola.

Saiba mais:

De acordo com o Boletim Estatístico de 2010, produzido Ministério da Pesca e Aquicultura, o estado de Rondônia produz aproximadamente 12.400 toneladas de pescado. Deste montante, 9.490,6 toneladas vem da aquicultura e os 2.889 restantes são decorrentes da pesca extrativista.

O estado tem 7.154 profissionais do setor registrados no RGP (Registro Geral da Atividade Pesca).

Fonte: mpa.gov.br