50 pequenos produtores e 11 empresários receberam nesta sexta-feira(27), o contrato de cessão de uso de áreas aquícolas nos parques do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. A solenidade ocorreu no auditório da Governadoria do Mato Grosso do Sul e contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella e do governador do estado, André Pucinelli, entre outras autoridades.
Os produtores poderão cultivar nesses lotes espécies como tilápia, piracanjuba, pintado, pacu e tambacu.”Estamos fazendo aqui uma reforma aquária. A produção de pescado em Mato Grosso do Sul vai dobrar passando de 17 mil toneladas para 34 mil tonelada. Os pescadores contemplados ganharam um lote de água um pouco maior que um campo de futebol para produzirem peixe em gaiolas (tanques-rede) durante 20 anos. É uma riqueza que se acrescenta ao patrimônio do povo do Mato Grosso do Sul”, disse o ministro.
A área total de produção no reservatório de Ilha de Solteira será de 90 hectares de lâmina d’água. De acordo com a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, os parques aquícolas de Rio Grande, Córrego Santa Quitéria, Rio do Pântano, Brejo Comprido e Ribeirão Formoso deverão gerar 300 empregos diretos e indiretos com movimento de mais 100 milhões de reais ano quando estiver em pleno funcionanento.
Vila do Pescador
Durante o evento, o ministro anunciou também que está em andamento a construção da Vila do Pescador, em Aparecida do Taboado. Os beneficiados irão pagar em torno de R$ 1.500 a R$ 2.000 em três anos por uma casa de 50 metros quadrados. “Os lotes concedidos terão mil metros quadrados. Nós estamos garantindo que o filho ou neto do pescador possam ampliar essa casa no futuro ou construir outra porque o lote permite ampliar” ressaltou o ministro.
Fonte: MPA