A inauguração do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) no Rio de Janeiro foi comemorada nesta terça-feira (29) pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) em Plenário. Ele registrou a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, na inauguração do novo complexo hospitalar no estado. Ele afirmou que o Into, instalado no antigo prédio do Jornal do Brasil, que se encontrava abandonado, será uma espécie de “templo” dos ortopedistas do estado, pois, em meio à violência, os médicos dos hospitais públicos desenvolveram grande expertise no tratamento de vítimas de tiroteios e acidentados.

– Tamanha é a violência nas comunidades carentes, sobretudo no combate, na repressão ao tráfico, que o efeito colateral – claro que não pregamos a violência, nem o queremos – é que os nossos médicos acabam ficando com experiência, com a perícia extraordinária, de operarem pessoas [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][que levaram vários tiros], ou de acidentes, atropelamentos, enfim, lesões de toda ordem. Isso faz com que os médicos da rede pública do Rio de Janeiro tenham uma expertise, uma habilidade, extraordinária.

O instituto, em parceria com outras instituições nacionais como o Instituto Vital Brasil e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também deve interagir com centros de pesquisas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia.

Inca

Crivella disse ainda que o Rio de Janeiro iniciou processo de licitação para aumentar as instalações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), investimento de R$ 500 milhões, que deverá, segundo informou, tornar-se “o maior instituto do câncer da América Latina”.

Indústria naval

Outro evento que teve a presença de Dilma Rousseff e que, na opinião de Crivella, também assinala o revigoramento da economia fluminense, foi a cerimônia de entrega do navio Celso Furtado, no Estaleiro Mauá, em Niterói na sexta-feira (25) passada.

Da Redação / Agência Senado[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]