Apesar da forte chuva que caiu no Rio de Janeiro, cerca de 4 mil pessoas estiveram na Cinelândia, na tarde desta segunda-feira, para participar da manifestação a favor da manutenção dos royalties do petróleo no estado. Diversos políticos estiveram presentes, entre eles o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), os deputados federais Anthony Garotinho, Otávio Leite e Chico Alencar, e a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho.

O Congresso Nacional deve votar semana que vem projeto do senador Welington Dias, do Piauí, que mexe na distribuição dos royalties do petróleo e prejudica muito o Estado e os municípios do Rio de Janeiro, como alternativa à eventual derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto aprovado ano passado, que também retira recursos do Rio. Isso levaria a União ao Supremo Tribunal Federal para que a Lei fosse considerada inconstitucional, sem nenhum benefício para os estados não produtores.

– Esse aqui é um recado cívico para Brasília. Se aprovarem o projeto do Senador Welington Dias do jeito que está pediremos à Dilma para vetar, se ela não vetar recorreremos ao STF, se o supremo não decidir iremos às ruas já que o petróleo é da União mas os royalties são dos Estados e Municípios Produtores – disse Crivella.

Em seu discurso, Garotinho enalteceu a importante presença política de Crivella:

– Quero dizer que o Crivella faz jus ao mandato que recebeu do povo do Rio de Janeiro. Ele mostrou que não foge à luta, que não é covarde e que tem compromisso com o povo que o elegeu – disse Garotinho.