O senador Marcelo Crivella foi homenageado, nesta segunda-feira (09), pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) com o Troféu João-de-Barro, que representa os esforços conjuntos em favor do 10º Congresso Mundial de Engenharia de Custos e Gerenciamento de Projetos.
O presidente da Instituição, Paulo Dias ressaltou a importância do trabalho desempenhado por Crivella no Senado em defesa da categoria e convidou o senador para fazer parte do Congresso de Engenharia de Custos a ser realizado este ano pela primeira vez no Brasil.
Crivella agradeceu o prêmio, destacou a relevância do trabalho dos profissionais da área e alertou para a falta de lisura nos contratos para obras no país e no Rio.
– É muito importante termos pessoas treinadas para fazer uma engenharia com os custos transparentes. Nós revisamos a Lei 8.666 no Senado e eu fiz uma emenda para que seja obrigatório apresentar a nota fiscal do material comprado a ser utilizado na obra numa tentativa de garantir a integridade do processo.
O senador complementou, “nenhuma Prefeitura quer assumir a responsabilidade de conferir o calculo estrutural das obras. O que eles fazem é conferir a parte de planejamento, o cálculo estrutural é arquivado. Agora, nós tivemos problema na ciclovia. A Prefeitura precisa ser um exemplo para o Brasil de como fazer suas obras’.
Estavam presentes membros do Conselho Internacional de Engenharia e engenheiros de diversas nacionalidades, Maria Teresa (Chile); Amparo e Aylen (Cuba); Cálix Obando (Honduras); Alexia Nalewaik (Estados Unidos); e Peter Smith (Austrália).
Sobre o IBEC
O IBEC, criado em maio de 1980, é uma entidade sem fins políticos e/ou lucrativos que visa promover as técnicas e tecnologias da Engenharia de Custos, como ciência multidisciplinar, integrando empresas e profissionais, atuantes em todos os segmentos e promovendo encontros, palestras, reuniões técnicas, cursos, seminários, congressos, publicações e principalmente o intercâmbio com as congêneres dos demais países do mundo.