A presença mais marcante da reunião de pré-candidatos a prefeito e vice do Partido Republicano Brasileiro nas eleições de 2012, em Benfica, neste sábado (10/12), foi uma ausência: o ex-vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva. Sob sua inspiração, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) recebeu lideranças políticas de todo o Estado do Rio que tentarão a sorte nas eleições majoritárias do ano que vem, e não economizou nas citações e referências ao mineiro que conquistou o Brasil, primeiramente com suas opiniões firmes e nacionalistas, quando participou ativamente de um dos governos mais exitosos da história brasileira; depois, ao comover dez entre dez brasileiros com sua destemida luta contra o câncer, a qual perdeu em março deste ano, deixando uma nação inteira de luto.

Os discursos do encontro, que contou com 15 pré-candidatos a prefeito do PRB e 23 a vice, convergiram na mesma direção: a necessidade de crescimento do partido, com a certeza de que o futuro guarda a ele lugar de destaque na política brasileira.

– Vocês estão apenas iniciando uma longa jornada. É preciso acreditar, sempre. Na política é necessário sonhar, mas também ter idealismo e renúncia. Nosso partido sempre foi ousado. Nasceu como Partido Municipalista, mas precisava de um grande líder. Durante meses tentamos convencer o Zé Alencar a fundar o partido conosco, mas ele sofreia assédio de quase todas as legendas, inclusive as maiores, como o PT e o PMDB. E ele veio com a gente, e fundamos juntos, eu, ele e o deputado federal Vitor Paulo o PRB – disse Crivella, para completar em seguida:

– Ele me disse: ‘Crivella, vou pro seu partido, não sei nem se o presidente Lula vai me escolher de novo para ser o vice, mas eu quero deixar um exemplo’. E deixou não só um exemplo, mas um legado de ética e compromisso com os mais humildes. Além de uma grande lealdade ao presidente Lula. Não foi à toa que Lula chorou tanto quando ele morreu, porque sabia que estava perdendo um grande amigo – concluiu Crivella, a uma atenta e emocionada platéia de novos líderes políticos.

Os deputados estaduais Altineu Cortes (PR) e Vaguinho (PRTB) falaram como pré-candidatos a prefeito, respectivamente, de Itaboraí e Belford Roxo, ambos com vice do PRB. E elogiaram muito a conduta política de Crivella:

– Toda vez que a nossa cidade precisou da sua ajuda, o senador Crivella esteve presente, apoiando. De uma coisa, tenho certeza: os 11 partidos que estão conosco hoje, podem até deixar nossa candidatura, mas o PRB não, esse fica conosco até o fim – afirmou Vaguinho que, como faxineiro, já limpou o chão da Câmara Municipal da cidade que agora quer governar.

O PRB marcou sua pré-convenção para a segunda quinzena de Março, e já conta com postulantes próprios às seguintes prefeituras: Barra do Piraí, Carapebus, Cardoso Moreira, Macuco, Itaperuna, Laje do Muriaé, Maricá, Nova Iguaçu, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Saquarema, Silva Jardim, Valença, Vassouras e Volta Redonda.