Clube de Engenharia – Rio de Janeiro
Posse do novo Presidente Francis Bogacian
Homenagem do Vice-Presidente José Alencar,
Exmo Sr. Vice-Presidente da República,
Exmo Sr. Governador do Estado Sergio Cabral
Exmo. Sr. Vice Governador do Estado Pezao
Exmo Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes
Senhoras e senhores engenheiros, senhoras e senhores convidados
Ilustríssimo Engenheiro Francis Bogassian que ora assume a presidência do Clube de Engenharia e em torno do qual se reúnem familiares, autoridades, empresários, engenheiros, amigos e funcionários dessa casa que tão relevantes contribuições tem dado ao País.
Fique aqui consignada a homenagem que por honrosa delegação da Frente Parlamentar Pela Engenharia na voz desse obscuro e anônimo senador a representação popular da nossa profissão no Congresso Nacional lhe presta ao assumir tão relevante posto e aceite nossos votos de pleno sucesso e incondicional apoio.
O Clube de Engenharia do Rio é uma casa que possue uma atmosfera extraordinária. Nesses ambientes ainda ecoam os pensamentos de grandes engenheiros que com inteligência, criatividade e patriotismo pensaram o Brasil. Aqui se projetaram os Caminhos de Ferro, o uso do carvao, a viação, a industria nacional, o saneamento, o petróleo e se construíram soluções técnicas geniais. Aqui esteve Princesa Isabel para conhecer o bonde elétrico e sua espantosa velocidade de 18 kilometros por hora. Francis assume hoje e está à altura de presidir uma casa que tem em Paulo de Frontin seu presidente perpétuo e no esforço de Edison Passos que construiu essa sede sua inspiração de luta.
Mas há um lema nesse clube que eu gostaria de citar e que foi dito no lançamento da pedra fundamental em 1904; ” todo homem que deseja o bem do seu País está obrigado por sua honra a tomar parte ativa na vida política. São obrigados a acompanhar com inteligência e julgar os homens públicos”
Nesse sentido é que o Clube de Engenharia se engrandece e seu presidente Francis Bogassian se dignifica e se alinha aos ideais dos primórdios da nossa profissão ao escolher na sua posse homenagear o Vice-Predidente José Alencar num gesto repleto de simbolismo e de profunda significação”
Eu seria fastidioso citando aqui as monumentais realizações do governo que tem em Jose Alencar uma viga mestre.
Hoje ninguem mais discute o que ele muitas vezes como um João Batista no deserto da Judéia clamava para despertar a consciencia nacional de que juros baixos e inflação controlada nao eram posições incompatíveis.
E o que temos agora.
Estabilidade econômica. Taxa basica de juros a 8,75% e Inflação abaixo da meta de 4,5%. Antes da crise o Brasil crescia acima de 5% após 25 anos de estagnação.
O Pib anualizado é de 5 % o que não é pouco e ano que vem o Brasil vai crescer 6,5%.
O Brasil possui reservas internacionais de 240 bilhões de dólares e passou a credor do FMI com depósito de 14 bilhões.
Retomamos o valor do salário minimo que hoje vale mais de 250 dólares. Trouxemos a data base de maio para janeiro e o reajuste passou a ser a inflação do período mais a média do crescimento do PIB nos dois anos anteriores.
Com isso o Brasil reduziu a pobreza e diminuiu a desigualdade social. Vinte e três milhões de brasileiros sairam da pobreza. Formamos um mercado de consumo interno que segundo a Pricewaterhouse and coupers é a razão de grande parte das quase 700 fusões que ocorreram esse ano. Pão de Acucar, Ponto Frio e Casas Bahia são um exemplo disso. O maior banco da Africa, o Standard Bank é hoje dono da casa do Pao de Queijo. Os pobres estão consumindo. Aumentou em 72% o poder de compra dos 10% mais pobres da população.
A Petrobrás que no último ano do governo passado valia 15 bilhões de reais e venderam 30% da companhia por 5 bilhões, hoje é a terceira maior empresa do mundo e vale 208 bilhões de dólares. Nos próximos 3 anos ela vai contratar 240 mil novos funcionários. São 170 bilhões de dólares em investimentos nos próximos 5 anos.
O Brasil é a terceira agricultura do mundo com 140 milhões de toneladas de grãos.
A embraer já exportou 5 mil aviões para 88 países. A Ambev é a maior cervejaria do mundo. A Vale do Rio Doce é a segunda maior mineradora do mundo.
11 milhões de famílias amparadas pelo Bolsa Família
685 mil jovens estudando em universidades particulares no Pró-Uni
4 milhões de pessoas alcançadas pelo programa Luz Prá Todos
9 milhões de empregos.
O Governo construiu mais 12 Universidades Federais e abriu 104 extensões universitárias. As vagas em Universidades federais passaram 113 mil em 2003 para 227 mil em 2009.
A construção de 214 Escolas Técnicas. E o governo financiou a construção de1123 creches e pré-escolas em todo Brasil.
Em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação estabeleceu o conceito inédito de avaliação, financiamento e gestão e o governo multiplicou por 10 os recursos do Fundeb.
O PAC com ferrovias, portos, aeroportos, estradas Hidroelétricas. Termoelétricas. A transposição do Rio São Francisco que vai transformar o nordeste de região problema para região solução. Refinarias de Petróleo
Segundo a conceituada revista inglesa The Economist o Brasil será em 2014 a 5 economia do mundo. Já somos o quinto em extensão territorial. O 5 em população. E seremos o 5 em produção econômica.aeroportos, estradas e portos.
Mas eu peço para falar do ser humano José Alencar. Eu não faria e não farei uma biografia esquemetizada do vice-presidente. Outros ainda a farão com um brilho e uma acuidade que eu não seria capaz. Limito-me apenas a assinalar que de cada etapa de sua existência se irradia uma lição que enobrece e dignifica a vida. Do menino pobre do interior de Minas, bom filho, bom irmão, bom amigo, nos chega a alma doce do povo mineiro; Do jovem sonhador, temerário e ousado que passava os dias debruçado sobre o balção do seu armarinho a Queimadeira de Caratinga, remonta a fé no trabaho; do empresário do setor textil, dos maiores do seu tempo, criativo, inteligente, honesto e humanitário fica a capacidade empreendedora do homem brasileiro; e do estadista, do senador, do vice-presidente, do homem público, do servidor do povo, do amigo de todos se destaca a lição indelevel da obediência cega, a servidão cega a constituição, a dignidade humana elevada ao nível da santidade de um dogma e a suprema vocação democrática e o espírito público imaculados o píncaro da honradez e da dignidade na vida pública.
Todos se lembram dos dias difíceis que ele teve de enfrentar na sua trajetória recente. A doença o ameaçava e o perseguia de perto. Diante do vulto da morte, outro teria desanimado. Outro teria se intibiado. Não ele. Esquecendo-se de si mesmo fez da causa do povo sua inspiração de luta. Nem mesmo no paroxismo da luta, se deixou abater ou se tornar amargurado ou sequer perder, por um instante, a alta linha da sua compustura. Ele mostrou que todo sacrifício é pequeno quando consagrado com renuncia e idealismo no altar da pátria.
Ele possui a fibra de um gladiador e do fundo da sua tragédia, nos dias mais amargos, ainda conseguia reunir forças para inspirar a alma nacional com sua devoção apostólica ao Brasil. E de tal maneira foi seu desprendimento que todo o Brasil pode ver que havia na vice-presidencia da República um brasileiro que na luta nao perdeu a fé, nao deserdou dos ideais nem se acovardou diante do sacrificio.
Jamais se acomodou na majestade do cargo. Lutou, sonhou e sofreu para construir o Brasil que hoje temos.
Em marco deste ano poucas esperanças haviam para sua completa recuperação. Quando os recursos da ciência pareciam se esgotar e duvidas já não mais restávam de seu fim iminente, Deus na sua graca infinita responde as oracoes do povo brasileiro e num tratamento em que os próprios médicos tinham poucas esperanças por um milagre os tumores se reduzem, retrocedem nos fazendo lembrar das águas do Mar Vermelho ante ao golpe do cajado de Moisés.
Hoje passado o diluvio já podemos ver o arco-íris da paz e juntos com Jose Alencar a pátria por ele engrandecida ergue os olhos aos horizontes sem fim da esperança para continuar na missão de lutar pela redenção econômica, social e cultural do povo brasileiro.