Aproveitando a Primeira Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea que está se realizando em Brasília, na sede do CREA DF, um grupo de Presidentes de CREAs, liderados pelo Presidente Alcides Capoani, do CREA RS que havia estudado a questão e marcado audiência com o Senador, foram até o seu gabinete, no Senado Federal, para discutir a questão dos laudos de Inspeção nos prédios. O grupo de profissionais foi formado por: Eng. Francisco Kurimori, Presidente do CREA SP, Agostinho Guerreiro, Presidente do CREA RJ, Jary de Castro, Presidente do CREA MS e José Tadeu da Silva, Presidente do CONFEA.

O encontro aconteceu nesta terça feira, dia 14 de fevereiro de 2012, no Gabinete do Senador, em Brasília-DF.

Para o Presidente do CREA SP o encontro foi muito importante, pois a engenharia estava devendo para a sociedade uma resposta rápida e eficiente sobre a questão de vistoria e inspeção predial. Os Presidentes dos Conselhos Regionais resolveram unir-se e apresentar propostas para o Projeto de Lei nº 491, de 2011, de autoria do Senador Marcelo Crivella e que torna obrigatória a realização periódica de inspeções em edificações, destinada a verificar suas respectivas condições de estabilidade, segurança construtiva e manutenção, por meio da expedição de Laudo de Inspeção Técnica de Edificação.

Segundo Kurimori, um prédio pode ser comparado ao corpo humano: “Quando temos uma dor de cabeça, sabemos que ela é um sinal de que algo não está bem com o nosso organismo e então procuramos o médico e vamos nos cuidar. Com o prédio ocorre a mesma coisa. Uma trinca, uma infiltração, um afundamento de piso, tudo são sinais emitidos pela obra de que algo não está bem. O que devemos fazer? Temos que chamar um profissional habilitado que realizará alguns exames e dará o seu diagnóstico”.

Por isso, o Presidente do CREA SP ficou satisfeito com o encontro com o Senador Marcelo Crivela, que também é engenheiro, pois este acatou as várias sugestões feitas pelos presidentes dos CREAs. São Paulo insistiu na necessidade de se vincular o projeto ao cumprimento das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Os Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia estão reivindicando em sua proposta que o Laudo seja emitido e renovado anualmente para as edificações com mais de 50 anos; a cada 2 anos para edificações entre 31 e 50 anos, a cada 3 anos para edificações entre 21 e 30 anos e, independentemente da idade, às edificações não residenciais com mais de 2 mil metros quadrados de área construída, com mais de 4 pavimentos, com capacidade para eventos ou atividades para mais de 400 pessoas, hospitais e pronto-socorros e a cada 5 anos para edificações com até 20 anos.

A proposta dos engenheiros também contempla outros itens do Projeto do Senador como atenção especial para a parte hidráulica, elétrica, combate a incêndio, revestimento, impermeabilização etc.

“É um esforço conjunto que faz a engenharia brasileira, aqui representada por vários presidentes de CREAs e que trazem ao Senador Crivella que é Engenheiro, uma proposta concreta e que passou pelo aval dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia reunidos aqui em Brasília, no primeiro encontro do Colégio de Presidentes do Sistema”. Afirmou Kurimori

O Senador Marcelo Crivella disse que: “As obras não são feitas para ficar em pé. As obras são feitas para permanecerem em pé por muito tempo”. Quanto ao Projeto de Lei que está tramitando, poderá ser sancionado pela Presidente Dilma ainda na metade do corrente ano.

Paulo Roberto Machado de Oliveira Ferraz
Gerente de Comunicação do CREA SP
Portal: www.creasp.org.br