A votação, semana que vem, no Congresso Nacional, do projeto que redistribui os royalties do petróleo, foi o assunto principal da inauguração da nova sede do PRB de Macaé. Convidado de honra do evento, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) demonstrou preocupação com a possível derrota dos estados produtores, devido a “ambições eleitoreiras” de alguns colegas de parlamento, e enxerga em uma intensa batalha judicial a solução para esse impasse:
– Esse assunto precisa de mais tempo de discussão. Esse regime de urgência para o projeto é pura ambição eleitoreira de alguns. Querem tirar R$ 6 bilhões do Rio, mas esse projeto fere tanto o pacto federativo que, se formos derrotados no Congresso Nacional, recorreremos ao STF, que fará Justiça, já que os royalties recebidos pelo Estado do Rio são um direito adquirido. O Rio é generoso, aceita dividir, mas só o que for explorado no pré-sal – afirmou Crivella.
Em seu discurso, o presidente do PMDB de Macaé, André Braga, elogiou muito a conduta política de Crivella, a quem chamou de “O senador de Macaé”, por sua dedicação em buscar recursos para o município, ao lado do prefeito Riverton Mussi, que rasgou elogios à lealdade de Crivella:
– Esse homem foi o primeiro a abrir as portas para mim em Brasília, quando eu ainda era um prefeito de oposição, do PSDB. Para o Crivella não importa a sigla partidária, o que ele quer é ajudar todos os prefeitos do Estado do Rio, com seu conhecimento na área federal. Tive até problemas no meu partido, o PMDB, mas pedi votos para ele na eleição passada, por seu compromisso com os macaenses – disse Riverton.
Durante, o encontro, o presidente do PRB de Macaé, Moisés Moreira, lançou o PRB Mulher e o PRB Jovem.