Na última quarta-feira (17/8), após receber importantes apoios políticos em Barra do Piraí, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) esteve em Valença, cidade grata a ele por causa de sua ação política que impediu o fechamento da Faculdade de Medicina. Quando o Ministério da Educação entendeu que a instituição deveria fechar as portas, por não cumprir preceitos básicos de excelência na educação superior, Crivella fez gestões políticas junto ao MEC e conseguiu manter o curso em funcionamento, apenas com redução do número de vagas no vestibular.
Durante a caminhada no Centro da cidade, ao lado de Doutor Alvaro, candidato do PRB à Prefeitura de Valença em 3 de outubro, já que o Tribunal Regional Eleitoral determinou novas eleições na cidade após cassar o mandato do prefeito eleito em 2008, Crivella foi muito cumprimentado pela população e prestou contas de seu mandato no Senado Federal.
Crivella citou alguns de seus 160 projetos, todos de grande relevância para a população, tanto que foi apontado em 2009 pela ONG Transparência Brasil como um dos três senadores com projetos mais relevantes para o país, e falou dos mais de R$ 140 milhões em emendas parlamentares que destinou para quase 50 municípios do estado. Lembrou ainda que levou dezenas de prefeitos do interior e da Baixada a Brasília para que eles viabilizassem recursos para seus municípios.