O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) visitou moradores do Morro da Grota, no Complexo do Alemão, e ouviu relatos de moradores esperançosos com o fim da força do tráfico na região, após a ocupação policial. Crivella defendeu projeto que batizou de Zona Franca Social, uma espécie de Zona Franca de Manaus, onde pequenos empresários seriam convidados a investir nas comunidades carentes pacificadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em troca de incentivos fiscais dados pelo Estado. Além disso, os moradores teriam acesso facilitado a serviços públicos de qualidade.
– Vim aqui para saber como as pessoas estão vivendo após a ocupação policial. E vejo que elas não estão mais em desalento, que ressuscitaram para a sua cidadania. Parece que a vida renasce aqui no Alemão. Eles procuram a polícia para fazer denúncias e órgãos públicos em busca de emprego e de documentos que nunca tiveram – afirmou Crivella, ao andar pelas vielas da Grota.
Crivella lembrou ainda de duas lutas que trava no Congresso Nacional: a defesa da PEC 300, que é “questão de Justiça” e, entre outras coisas, cria o piso nacional para os policiais; e a CPI das Fronteiras, que pretende criar no Senado para avaliar o papel das Forças Armadas nas fronteiras, por onde entram as armas e drogas que abastecem os bandidos do Rio de Janeiro.