[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][audio:http://marcelocrivella.com.br/audio/obama.MP3|autostart=no]

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse nesta quarta-feira (23) que viu um “saldo muito positivo” para as relações entre Estados Unidos e Brasil com a visita do presidente Barack Obama. Ele assinalou que, superado o tempo recente em que a super potência era refratária ao multilateralismo nas relações internacionais, parece ter chegado o momento de intensificar as relações políticas, comerciais e culturais entre os dois países.

– A maturação de nosso relacionamento com os Estados Unidos exige que aquele país reveja sua política de barreiras, de modo a nos garantir a justiça do ingresso não discriminado, no mercado americano, dos produtos em que temos indiscutíveis vantagens comparativas, graças à qualidade técnica de nossa produção – salientou.

Outro ponto de interesse comum observado pelo senador é a promessa não cumprida no pós-guerra fria de reformar a arquitetura dos organismos internacionais. Crivella citou a necessidade de reformulação do Conselho de Segurança da ONU e a pretensão do Brasil de obter assento permanente no órgão, ainda que sem poder de veto.

O senador disse que, em recente visita à Índia, Obama manifestou seu apoio à conversão daquele país em membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, mas ignorou o pleito brasileiro. Ele disse que o Brasil se encontra “na plenitude de sua maturidade” para exercer papel de maior relevo na ONU e deve continuar reivindicando um lugar na futura reforma da instituição.

Leia o discurso na integra[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]