A Câmara Municipal de Nova Iguaçu viveu uma noite histórica nesta terça-feira (13/7), quando 12 vereadores receberam o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e declararam apoio à sua reeleição. Outros quatro edis não puderam comparecer, mas também caminharão ao lado de Crivella na jornada que renovará seu mandato.

O presidente da Casa, Marcos Fernandes, resumiu o sentimento dos colegas, após o encontro:

– Precisamos de parceria com alguém que nos dê uma mão, que abra as portas de Brasília para os iguaçuanos. Cada um de nós precisa desse apoio para realizar seu sonho. E o Crivella é a pessoa mais certa para ajudar Nova Iguaçu por causa de sua luta em favor do Rio e de sua relação estreita com o presidente Lula – disse Fernandes.

Durante a conversa, Crivella citou dois temas que pretende priorizar em seu segundo mandato: a criação da CPI das Fronteiras, com o objetivo de fiscalizar a ação das Forças Armadas no patrulhamento das fronteiras brasileiras, e a discussão sobre o pacto federativo, com a intenção de rever a distribuição dos impostos e contribuições pagos pela sociedade fluminense, hoje flagrantemente favorável ao governo federal, em detrimento dos municípios:

– É na Câmara municipal que nasce a cidadania – afirmou Crivella, para orgulho dos presentes.

A presidente do PRB de Nova Iguaçu, vereadora Rosangela Gomes, retratou, sem retoques, o perfil do que os iguaçuanos esperam de Crivella em seu segundo mandato:

– Vejo no Crivella a única esperança de a Baixada não ficar adormecida em uma era de abundância de investimentos do governo federal. Esses recursos pouco chegam na nossa região, apesar dos esforços solitários do próprio Crivella, que tem muitas emendas nos nossos municípios – disse Rosangela.

O presidente da Câmara levou ao conhecimento de Crivella a preocupação dos vereadores com a forma como o governo do estado tem administrado as obras do Arco Rodoviário, importante via que vai desafogar o trânsito na Via Dutra.

Segundo Fernandes, “o estado está passando como um trem por cima da gente, sem ouvir os moradores e pagando indenizações abaixo do preço de mercado para remoção das casas do entorno”. Crivella se ofereceu para levar uma comissão de vereadores a Brasília para uma conversa com o ministro dos Transportes, e pedir explicações sobre detalhes dessa importante obra:

– Para um senador não há nada mais gratificante do que entrar com vereadores e prefeitos no gabinete de um ministro para tentar solucionar problemas dos municípios – afirmou Crivella, considerado até por adversários um grande articulador político dos interesses do Rio de Janeiro em Brasília.

Wilson Carvalho falou em equilíbrio e sensatez para definir a personalidade de Crivella:

– O Crivella é um homem sensato, equilibrado 24 horas por dia. Sem dúvida, é o candidato do consenso ao Senado e está preparado para exercer mais um mandato – definiu Carvalho.

Segue a relação dos vereadores de Nova Iguaçu que apoiarão a recondução de Crivella: Marcos Fernandes (presidente), Vilma Aguazu, Marly, Marivaldo Amorim, Fernando Nagi, Fernando Moquetá, Anderson Santos, Jorge de Austin, Rosangela Gomes, Wilson Carvalho, Tiago Portela, Marquinhos da Tia Megue, Nicolasina, Denílson Ambrósio, Pastor Laranja e Pastor Welington.