Roda de samba cancelado

Crivella não proibiu roda de samba da Pedra do Sal

O Boato

Segundo um comunicado da organização da roda de samba realizada na segunda-feira, na Pedra do Sal, Crivella teria coibido a apresentação, em virtude de uma suposta operação da Guarda Municipal, que aconteceria na região, no mesmo dia e horário.

Não desejamos expor o público à truculência dos agentes para com o comércio ambulante”, dizia o texto.

Afirma que o prefeito estaria tentando exorcizar a ancestralidade, num ataque duro à produção cultural.

Termina criticando um decreto publicado pela Prefeitura, em junho, no qual são modificadas as regras para autorizar shows, feiras e exposições de rua na cidade. E que desde então, essas decisões estão a cargo de uma comissão vinculada ao gabinete do prefeito.

A Verdade

Foi esclarecido pela Prefeitura do Rio que, diferentemente do que foi divulgado na imprensa e nas redes sociais, não havia planejado qualquer operação de ordenamento urbano ou mesmo de fiscalização para o entorno da Pedra do Sal, na Zona Portuária, na noite da roda de samba.

Ao contrário do sugerido pelo texto, desde o início da atual gestão, os eventos culturais de rua têm recebido todo o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Cultura.

Não há não fundamento na informação divulgada no boato, de que o decreto que instituiu o sistema “Rio Ainda Mais Fácil Eventos – RIAMFE” tenha o objetivo de dificultar os eventos realizados em áreas públicas e privadas.

Uma das principais vantagens da nova regulamentação é a definição de prazos. O organizador de uma festa com previsão de público abaixo de mil pessoas, por exemplo, pode entrar com o pedido de consulta no sistema apenas sete dias antes. Esta nova determinação ajuda tanto a organização quanto a operacionalização dos eventos, possibilitando a cada um dos órgãos envolvidos o tempo de planejamento necessário para que tudo seja feito com a eficiência e a segurança exigidas.

Este site publicou o boato

https://extra.globo.com/noticias/rio/pedra-do-sal-cancela-roda-de-samba-responsabiliza-guarda-municipal-que-nega-intervencao-21549816.html

Abaixo, algumas páginas que compartilharam o boato