O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) participou na noite desta segunda-feira (9/5), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, da sessão solene em homenagem aos 63 anos da criação do Estado de Israel.
Em seu emocionante discurso, Crivella lembrou as lutas do povo israelense e as agruras sofridas durante o Holocausto.
Durante a sessão, houve duas homenagens-surpresa: o deputado estadual Gerson Berger recebeu a Medalha Austregésilo de Ataíde de Direitos Humanos, e a empresária Zilda Sauer foi agraciada com comenda pelos relevantes serviços prestados ao povo de Israel.
O cônsul honorário de Israel, Osias Wurman, lembrou a luta de Crivella para fazer com que Israel passasse a ser parceiro do Mercosul:
– O senador Crivella é amigo de todas as horas do povo de Israel – reconheceu Wurman.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, não pôde comparecer, e foi representado pela Secretária de Educação, Cláudia Costin, que deu uma grande notícia aos presentes: Paes sancionou nesta segunda-feira a lei da vereadora Teresa Berger – que presidiu a sessão solene em homenagem a Israel -, que obriga as escolas municipais a dar ênfase a informações sobre o Holocausto – extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Wurman mostrou, com dados, a importância de Israel nas áreas da educação e do conhecimento, ao revelar que 24% dos trabalhadores locais têm nível superior, e que o país é o segundo do mundo em livro lido/habitante. Israel coleciona ainda diversos Prêmios Nobel, inclusive três da Paz.