O senador Marcelo Crivella participou, na manhã desta sexta-feira (10), da Audiência Pública nº 005/2015, promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre a ferrovia Rio – Vitória. O objetivo da ANTT é receber contribuições dos interessados para aprimorar os estudos técnicos voltados para a nova concessão ferroviária: trecho entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Trata-se do Projeto integrante da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística – PIL do Governo Federal.
Para o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), este projeto é estruturante não apenas para os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. “Esse é um projeto que se apresenta como solução para o nosso país. Não é apenas importante para os nossos estados. Não liga apenas o Rio de Janeiro ao Espírito Santo e vice-versa, liga o sudeste ao centro-oeste, através de uma malha que poderá se transformar numa ferramenta extraordinária para escoamento e elevação da competitividade da economia brasileira, sobretudo a que está focada no comércio exterior, que é uma alternativa excelente para a conjuntura que o nosso país está enfrentando”, afirmou.
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung defendeu o trabalho em conjunto para amortecer os impactos da crise. “Nós estamos trabalhando pra fazer aquilo que nós precisamos fazer. Montar uma agenda positiva para o país, para que a gente gere e preserve empregos e, se conseguirmos, trazer o capital privado para a infraestrutura. É necessária uma agenda que dê perspectiva e que nos permita fazer uma travessia com menor impacto social”, assegurou.
O senador Marcelo Crivella destacou a importância do estado do Rio de Janeiro no enfrentamento da crise econômica. “Nesse momento, em que o Brasil enfrenta inúmeras dificuldades, nesse momento de ajuste fiscal, para se obter escassos recursos, precisamos dos melhores projetos e esta ferrovia é um deles. Ontem, ex-governador do Acre, Jorge Viana defendeu na tribuna do Senado, a Bioceânica no seu eixo para o Pacífico para escoar a produção de grãos do centro-oeste pelo Porto do Peru. Esse trecho é uma vez e meia maior do que o eixo Atlântico escoando a produção pelo Porto do Açu no Norte do Rio. Além disso, para chegar ao porto do Peru, a ferrovia atravessa a Floresta Amazônica e os Andes, o que requer muito mais recurso e tempo. Para o lado do Atlântico, temos um trecho mais curto, encontrando com essa futura ferrovia Rio-Vitória bem no centro, e com portos no Espírito Santo e no Rio com calado muito maior que o porto do Peru. É importantíssimo somar forças em favor do nosso estado. A crise é grande e profunda, a saída passa pelo Rio, obrigatoriamente pela Petrobras, pela nossa capacidade, nossa genialidade política, inteligência e altivez. Se o Rio se reerguer, o Brasil todo se reerguerá”, declarou Crivella.
Estavam presentes à audiência o diretor-geral da (ANTT), Dr. Jorge Bastos; o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protásio; o ex-governador do Espírito Santo, Albuíno de Azevedo; os deputados federais Hugo Leal e Clarissa Garotinho, além de diretores da ANTT, secretários estaduais e dirigentes de sindicatos.
Visita ao Partido Republicano Progressista
Após a audiência pública, o senador Crivella visitou a Sede Estadual do PRP (Partido Republicano Progressista) no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi recebido pela presidente regional do partido, Dra. Eliane Cunha, e pelo secretário-geral e presidente do PRP no município, Rodrigo Amorim. Em pauta, a conjuntura política e econômica, e o cenário eleitoral do Rio de Janeiro para o próximo pleito.