Começou nesta terça-feira (25), no Senado, a VII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, aberta ao público e com inscrição gratuita. A abertura reuniu vários parlamentares entre eles, o senador Marcelo Crivella e o deputado, João Ananias, além de especialistas de outros estados e países.
Na ocasião, Crivella falou sobre o projeto de lei de sua autoria que foi aprovado no Senado e deve ser sancionado pela presidenta, Dilma Rousseff, nos próximos dias. o projeto prevê que todas as instituições públicas e privadas que recepcionem crianças e adolescentes deverão ter pessoas capacitadas para identificar indícios de abusos e maus-tratos e reportar os casos suspeitos ou confirmados ao Conselho Tutelar. “Esse procedimento já adotado em outros países passa a ser agora um grande instrumento de defesa das nossas crianças e adolescentes”, disse o senador.
O evento já é referência no calendário nacional de seminários consagrados à infância. Neste ano, o tema central é “Neurociências e educação na primeira infância: progressos e obstáculos”.
A primeira infância vai de zero a 6 anos de idade, fase primordial no desenvolvimento físico e psíquico, na formação da personalidade e na consolidação da convivência familiar e comunitária. O objetivo é apresentar novas informações da ciência e da prática educacional que contribuam para que o poder público e a sociedade deem mais atenção à primeira infância como fase primordial da formação e do desenvolvimento da pessoa. O evento segue até quinta-feira.