O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB – RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senhores telespectadores da TV Senado, senhores ouvintes da Rádio Senado, quero até consignar – disseram-me isto agora, mas não sei se ele está aqui ou no Cafezinho – a presença do nosso Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
É um prazer e uma honra recebê-lo aqui! Parabéns pela grande vitória que V. Sª deu ao esporte brasileiro, com a fibra de um gladiador, e nossos atletas vão vibrar com essa fibra nas quadras, nas raias, nas piscinas, para a glória do esporte brasileiro! Parabéns, Nuzman! Parabéns!
Sr. Presidente, venho aqui mais uma vez ocupar nossa tribuna para prestar, com devoção, o voto de parabéns à linda cidade de Niterói, que completa 436 anos no próximo domingo. É a Niterói de Quintino Bocaiúva, de Benjamin Constant! É a Niterói da indústria da pesca! É a Niterói do Moreira Franco – que é piauiense, mas que foi prefeito da cidade e governador do Estado –, de Jorge Roberto da Silveira e de muitos fluminenses e cariocas ilustres que, naquela terra, passaram momentos aprazíveis de sua existência. É hoje uma pujante do setor industrial do meu Estado, porque abriga grandes estaleiros. Todos sabem que a Petrobras se revitaliza e, agora, no Governo do nosso Presidente Lula, produz plataformas continentais.
Nós, que sempre fomos importadores – tínhamos importado e alugado dezenas delas –, agora produzimos. E há uma grande parcela dessas plataformas que são montadas e feitas ali nos estaleiros de Niterói.
Eu não poderia deixar de citar também o grande índio, Mão Santa. Seria uma omissão imperdoável se eu não citasse aqui o herói dos primórdios da nossa nacionalidade, ele que viveu em Niterói, embora tivesse nascido na Ilha do Governador, e que nadou, na escuridão da noite, pelas águas da Baía de Guanabara, para acender uma tocha e, assim, explodir o paiol de Villegagnon, o paiol dos franceses que ocupavam a ilha de Villegagnon, trazendo a Estácio de Sá e Mem de Sá uma moral tremenda, para reconquistar a França Antártica da mão dos franceses, a Baía de Guanabara, a terra do Rio de Janeiro. E ali foi fundada, em 1834, o Rio de Janeiro.
Nessa ocasião, o grande herói brasileiro, o índio, só viria a ter reconhecida a sua nacionalidade muitos séculos depois, na literatura de José de Alencar.
Mas está aí, lá na essência, nos primórdios de nossa nacionalidade, a figura heróica de Araribóia, que foi sesmeiro de toda aquela região e hoje tem uma estátua ali bem defronte das barcas do Rio de Janeiro.
Pois bem, essa linda Niterói, de um povo ordeiro, trabalhador, em sua imensa maioria, humilde, mas um povo que sabe construir o principal e melhor IDH do meu Estado. Pouca gente sabe disso, viu Senador Mão Santa, mas a cidade de Niterói é um dos melhores IDHs do Brasil e do Rio de Janeiro também. Viver em Niterói…
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC – PI) – O Oceanário do Niemeyer.
O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB – RJ) – Sem falar também do Caminho Niemeyer, que hoje abrilhanta e embeleza aquela linda cidade.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC – PI) – A Casa de Saúde Santa Rita e Santa Rosa, em que trabalhei, do Professor Frederico Souza.
O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB – RJ) – V. Exª prestou relevantes serviços à população do meu Estado e eu agradeço.
Então, tenho certeza de que, em meu nome, em nome do ilustre Ministro e hoje Senador Francisco Dornelles, e também do companheiro Paulo Duque, a representação popular do Rio de Janeiro no Senado Federal – da qual eu sou o mais obscuro, o mais anônimo, a voz apagada aqui no Senado Federal –, prestamos homenagem ao querido povo de Niterói, com toda a sua pujança, com todo o seu comércio e indústria, com todos os seus serviços. Ao Prefeito Jorge Roberto da Silveira e em memória de seu pai, também presto grande homenagem àquela terra pelos 436 anos da linda cidade de Niterói, que é ligada pela Ponte Rio-Niterói à cidade do Rio de Janeiro.
Sr. Presidente, são essas as homenagens que, pela minha voz, o Partido Republicano Brasileiro presta nesta Casa ao aniversário, ao povo da linda cidade de Niterói.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC – PI) – A vista mais bonita do mundo!
O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB – RJ) – Também.