Crivella mantém privilégios para empresas de ônibus

Crivella não concedeu privilégios às empresas de ônibus

O Boato

Foi divulgado na mídia que embora o Prefeito Crivella tenha combatido o aumento de passagem de ônibus, ele estendeu a mão aos empresários, mantendo isenções fiscais às empresas de transporte rodoviário, que só este ano deixarão de pagar R$ 71,7 milhões.

A Verdade

Diferente do que foi noticiado, a redução da alíquota do ISS de 2% para 0,01% às empresas foi objeto da Lei Municipal 5.223, no ano de 2010, na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes.
Por se tratar de uma lei, qualquer alteração ou extinção deve passar pela Câmara dos Vereadores. A lei é uma medida compensatória que viabilizou a implantação da tarifa única do Bilhete Carioca, além de permitir a política de integração tarifária vigente. Em outras palavras, ela proporcionou que os usuários utilizem mais de um transporte pagando apenas uma passagem.
Vantagens como esta foram criadas para reduzir impactos dos custos das companhias de ônibus na tarifa e, consequentemente, permitir aumentos menores e o cumprimento da meta de operar com a frota dotada de ar condicionado. A Prefeitura vem conferindo se os subsídios estão realmente gerando benefícios para a população.

Publicações

https://extra.globo.com/noticias/economia/crivella-mantem-privilegios-de-empresarios-de-onibus-abre-mao-de-717-milhoes-21055406.html

https://oglobo.globo.com/economia/crivella-mantem-privilegios-de-empresarios-de-onibus-abre-mao-de-717-milhoes-21055435