O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) saiu na frente na disputa ao Senado pelo estado do Rio de Janeiro. Segundo pesquisa do Instituto Gerp encomendada pelo Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias e publicada neste domingo (11/10) pelo jornal O Dia, Crivella lidera as intenções de votos nos dois cenários pesquisados.
Na primeira simulação, Crivella tem 31% das intenções de votos, contra 24% de Fernando Gabeira, 18% de Denise Frossard, 4% de Carlos Lupi e Manoel Ferreira, e 3% de Jorge Picciani. Trinta e quatro por cento dos eleitores ouvidos não sabem em quem votar e 10% não votariam em nenhum dos candidatos citados.

Num segundo cenário, Crivella mantém os 31%, contra 22% de Gabeira, 17% de Denise, 5% de Benedita da Silva, 4% de Cesar Maia, Jorge Picciani e Lupi, e 3% de Manoel Ferreira. Trinta e quatro por cento ainda não sabem em quem votar e 9% não votariam em nenhum deles.

Gabriel Pazos, presidente do Gerp, disse ao Dia que Crivella já tem praticamente assegurada uma das vagas em disputa: “Estatisticamente, hoje Crivella estaria com a reeleição garantida. A disputa seria pela segunda vaga”, afirmou Pazos.

Crivella atribuiu o resultado à generosidade do povo do Rio: “estar em primeiro lugar aumenta minha responsabilidade”, disse Crivella.
Os dados do Gerp mostram que Crivella tem intenções de voto consolidadas em todas as regiões do estado. Na Baixada e na periferia do Rio, o senador obteve índices acima da média da sondagem, chegando a 49% em um dos cenários, na periferia carioca.
Gabeira também obteve bons índices em todas as regiões, especialmente na capital, onde ganha de Crivella nos dois cenários.
Cesar Maia  aparece com maior rejeição: 17%, seguido de Crivella e Benedita, com 13% cada. Gabeira é rejeitado por 9% dos eleitores, mesmo índice de Picciani. Este atinge apenas o máximo de 4% de intenções de votos.

 

Leia Mais: Jornais comentam