Campos dos Goytacazes – 06/12 – O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, assinou hoje, em Campos dos Goytacazes (RJ), o repasse de R$ 1 milhão destinados a transformar em realidade o Terminal Pesqueiro Publico do Farol de São Thomé. Os recursos garantem a elaboração do projeto executivo da obra pela Universidade Federal Fluminense, durante os próximos quatro meses. Ao todo, o investimento será de R$ 11 milhões em parceria com a prefeitura. As obras devem ter início no primeiro semestre de 2014.
Quando entrar em operação, o terminal significará a redenção do setor pesqueiro local, que não possue sequer um cais de atracação para as embarcações dos pescadores. Mesmo assim, Campos dos Goytacazes é um dos principais centros de pesca de camarão no Brasil. A produção é desembarcada na praia, o que reduz a qualidade do produto e chega a colocar em risco a vida dos trabalhadores, já que muitas embarcações são retiradas da água com a ajuda de guinchos.
Crivella aposta em melhoria não só nas condições de trabalho e qualidade do peixe, mas especialmente na renda do pescador. “Com um terminal organizado, no futuro o pescador pode sair para o mar sabendo quem vai comprar o produto e quanto vai receber”, argumentou. O ministro destacou a importância da parceria entre estado, prefeitura e governo federal para a transformação do projeto em realidade entre tantas propostas voltadas ao petróleo. “O mundo precisa comer peixe e Campos dará peixe ao mundo”, complementou.
A prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, parabenizou Crivella pela iniciativa e garantiu, além do terreno para o terminal o licenciamento ambiental. Segundo ela, com o apoio do ministro e da Universidade, a obra se transformará em realidade até 2015. “Estou muito feliz pelos nossos pescadores. Há muito tempo a região sonhava com esse projeto”, comentou.
Fonte: MPA