O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lamentou, nesta terça-feira (26/4), a enchente ocorrida na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias. Ele aproveitou para defender a aprovação de projeto de sua autoria trata do aproveitamento da água das chuvas, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
A proposta (PLS 411/07), já aprovada no Senado, altera a legislação de política urbana e de habitação. A intenção é viabilizar a implantação de mecanismos de reaproveitamento das águas pluviais e de reciclagem das águas servidas em edificações públicas e privadas.
– Até faço um apelo aos colegas da Câmara: cidades, capitais altamente impermeabilizadas, nas áreas tropicais, e sujeitas ao fenômeno do El Niño precisam adotar com urgência o sistema de aproveitamento de água de chuva. Na própria Praça da Bandeira (no Rio de Janeiro), é preciso haver um grande reservatório para onde possa escoar a água da chuva no momento de precipitações volumosas como as que ocorreram nesse último fim de semana – propôs.
Crivella parabenizou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, por ter implantado um sistema de monitoramento de mudanças climáticas. Ele lamentou a morte de um homem afogado na Praça da Bandeira e se solidarizou com a família e os cariocas.
(Agência Senado)