Em sessão do Plenário nesta sexta-feira (10/6), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) homenageou o sargento Costa Melo, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, por atos de bravura no resgate de vítimas de deslizamentos após fortes chuvas em Nova Friburgo (RJ), em janeiro deste ano.

Na ocasião, Costa Melo era o único bombeiro no loteamento Floresta, em Nova Friburgo, e, conforme Crivella, não mediu esforços no socorro às vítimas.

– O sargento trabalhou em local de risco constante, apesar dos avisos de deslizamentos de terra e pedras. Obteve êxito além de sua missão, usando as próprias mãos para cavar em volta dos soterrados e realizando procedimento de massagem cardíaca nas vítimas – disse.

Crivella lembrou ainda episódio ocorrido em agosto de 2010, quando orientações prestadas pelo sargento a uma senhora, por telefone, ajudaram a salvar a vida de uma criança que se afogara.

Ressaltando que o bombeiro militar sempre atuou com “bravura e amor aos semelhantes”, o senador anunciou a apresentação de requerimento propondo moção de aplauso a Costa Melo.

– Ele é merecedor de todos os elogios, é um herói fluminense, um homem que nos inspira com a sua devoção ao trabalho – finalizou.

Ainda nesta sexta-feira, durante a madrugada, o desembargador Cláudio Brandão concedeu um habeas corpus que libertou os 439 bombeiros que estavam presos em um quartel de Charitas, em Niterói, desde o último sábado. A decisão foi comemorada com muitos fogos de artifício.

(Agência Senado)