Crivella entrega registro de imóveis para moradores de Cosmos na Zona Oeste

O prefeito Marcelo Crivella entregou, nesta quarta-feira (19/07), os contratos de Registro Geral de Imóveis (RGI) para 381 moradores do Condomínio Vivenda das Garças, em Cosmos, Zona Oeste da cidade. O condomínio foi financiado por meio do programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.

Em seu discurso, Crivella destacou que a região tem recebido atenção especial de seu governo, numa referência à reabertura do Restaurante Popular de Campo Grande, na segunda-feira passada. Ele lembrou que, para o morador, o RGI é a garantia de posse e de regularização do imóvel.

– É realmente uma conquista. Ter os documentos de nossas posses dá uma dimensão maior diante do poder público. Demonstra que valeu a pena toda a luta, o suor e as lágrimas de vocês – disse o prefeito, dirigindo-se aos moradores.

Os donos dos apartamentos do Vivenda das Garças receberam uma outra boa notícia. No terreno ao lado do condomínio, a Prefeitura prometeu fazer uma horta comunitária, um campo de futebol ou uma área de lazer. A decisão sobre qual o melhor destino para a área será dos próprios moradores. O secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa, disse que outras demandas poderão ser atendidas no futuro.

– Nossa equipe tem frequentes reuniões com síndicos e subsíndicos para ouvir as demandas. Hoje é um dia de muita alegria, porque dá um trabalho grande para conseguir esse documento e agora os moradores têm a garantia que o imóvel é 100 por cento seu – afirmou Indio da Costa.

O sorteio das unidades habitacionais foi realizado em 2013 e a assinatura dos contratos no ano seguinte. A cozinheira industrial Regina Maria Gomes de Paula estava exultante. Ela não escondia a satisfação, após receber o RGI do apartamento 304 do bloco 8 das mãos do prefeito Crivella.

–  É uma vitória da cidadania, estou feliz demais só em saber que não vou viver mais de aluguel. Pra mim, é como se eu morasse na Barra da Tijuca. Aqui temos transporte na porta, comércio por perto, tudo que precisamos – disse a cozinheira, que deu um forte abraço no prefeito ao receber o documento.

A Prefeitura do Rio fez a interlocução com os moradores após a liberação dos documentos por parte da Caixa Econômica Federal. Em 2017, já foram entregues RGIs em outros três condomínios: Vivendas dos Pintassilgos, em Santíssimo; Colibris, em Cosmos; e Paçuaré I e II, em Paciência, com aproximadamente 1.150 contratos.

Fonte: prefeitura.rio