Cinco municípios do Norte e do Noroeste Fluminense receberam hoje (6), das mãos do ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, as chaves de cinco máquinas retroescavadeiras destinadas à abertura de tanques para o cultivo de pescado. A proposta do Ministério é transformar a região em um importante pólo de produção de peixes, com capacidade de atender boa parte do interior do Estado do Rio de Janeiro. Com a construção dos tanques, o próximo passo, segundo garantiu o ministro, será implantar estruturas para a criação de alevinos, para a produção de ração e para a industrialização do pescado.
“O que estamos fazendo aqui é dar uma nova perspectiva para estas cidades. Para que elas participem deste momento da aquicultura, que é a última fronteira agrícola do Brasil. Com essas máquinas vamos abrir os tanques e iniciar as criações. Depois, com o envolvimento de toda região, vamos trabalhar para construir as estruturas necessárias e transformar essa região numa importante produtora de pescado”, argumentou o ministro.
Marcelo Crivella entregou os equipamentos nos municípios de Italva, Natividade, Bom Jesus de Itabapoana, Varre e Sai e Porciúncula. As máquinas fazem parte de um lote de 12 implementos, adquiridos com o repasse de recursos de emenda parlamentar do deputado federal Vitor Paulo, no valor de R$ 1,8 milhões, incluída pelo Ministério da Pesca e Aquicultura Programa de Aceleração do Crescimento (Pac2).
O ministro também aposta agora numa aproximação entre as prefeituras e o Ministério para a celebração de convênios de Assistência Técnica, para apoio aos produtores. “Queremos que a aquicultura se desenvolva em consórcio com a agricultura, fazendo crescer o Norte e o Noroeste do Rio de Janeiro”, acrescentou Crivella.
Fonte: MPA