Emoção, felicidade e gratidão. Estes eram os nobres sentimentos estampados no rosto dos moradores do Morro do Salgueiro ao receberem do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, e do prefeito Eduardo Paes as 30 casas do Projeto Cimento Social nesta sexta-feira (13).
Uma das beneficiadas, Dona Brígida Souza, de 82 anos, contou – com lágrimas nos olhos – que agora as festas de fim de ano serão diferentes. “A minha casa era de estuque. Hoje, estou feliz porque vou poder comemorar o Natal e o Ano Novo em segurança com a minha família, sem medo da minha casa desabar e eu perder tudo por causa da chuva”, relatou.
Mãe de cinco filhos, a faxineira Dona Eneida Gonçalves, disse que na antiga casa, ela e os filhos dormiam na sala nos dias de chuva com medo de desabamento. “Era tudo muito perigoso. Agora, tenho uma casa nova e o melhor de tudo é saber que se chover eu estarei protegida, não vai molhar dentro de casa e eu não vou ter que correr com as minhas coisas e meus filhos”, disse emocionada.
Os beneficiários são ex-moradores de áreas de risco da região. De acordo com Eduardo Paes, a Prefeitura do Rio recebeu do Governo Federal um recurso de R$ 350 milhões para obras de contenção de encostas e o órgão vai trabalhar para implantar imediatamente este projeto em outras regiões.
O prefeito destacou a importância do Projeto idealizado pelo ministro. “Só um homem com a sensibilidade do Crivella poderia encontrar uma solucão para esse drama que vive o Rio de Janeiro com a intensidade das chuvas. O Cimento Social é uma ótima alternativa para solucionar os problemas vividos por pessoas que moram em condicões precárias e sofrem as consequências dos temporais. É uma iniciativa que dá segurança às pessoas e permite que elas durmam em paz”, afirmou Paes.
Emocionado, o ministro Marcelo Crivella disse que, “hoje o barraco se transformou em uma casa bonita”, e complementou, “vamos trabalhar para levar moradia digna a todas as famílias que vivem em situação de risco, transformar a vida dos cariocas, proporcionar casa habitável e qualidade de vida aos mais necessitados”.
Participaram do evento o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ); os deputados estaduais Chiquinho da Mangueira (PMDB-RJ) e Rosângela Gomes (PRB-RJ); o presidente da Geo-Rio, Márcio Machado; o subprefeito da Tijuca, Gustavo Trotta; além de lideranças locais.